A primeira fase do Candangão BRB 2022 chegou ao fim, e foram definidos os classificados para a próxima fase e os rebaixados para a segunda divisão local de 2023. Unaí e Luziânia amargaram a queda, dos dez participantes em 2022, os únicos do Entorno do DF. Com isso, nesse momento, oito dos dez participantes da próxima temporada são do Distrito Federal.
Desde 1996, quando os clubes do Entorno foram chamados para disputar o Campeonato Candango, apenas nos anos de 1999 e 2001 não houve ao menos um deles na Série A do estadual da capital federal.
A 39ª edição da principal divisão do Futebol no Distrito Federal, em 1997, contou com a presença do Luziânia-GO. Essa foi a primeira vez que um time de fora jogou o torneio. Desde então, a participação dos times do Entorno sempre foi presente.
Em 1999, times do Goiás e Minas Gerais não participaram, mas voltaram em 2000 com o Bosque Formosa e o Luziânia. Entretanto, foi mais um ano ruim para os goianos, já que ambos foram rebaixados e deixaram a edição de 2001 mais uma vez sem a participação de clubes de fora do “quadradinho”.
Desde 2001, os “forasteiros” nunca estiveram fora da primeira divisão do Candangão, chegando a ter quatro participantes em uma única edição. Em 2016, Paracatu-MG, Luziânia e Formosa e Planaltina-GO estiveram presentes. Este foi o ano, inclusive, que o Luziânia se sagrou campeão pela segunda vez – a primeira foi dois anos antes -, quando derrotou o Ceilândia na final e levantou a taça de forma invicta.
Apesar de serem de outros estados, os clubes são filiados à Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) devido a logística, uma vez que a distância entre as cidades do Entorno de Brasília é menor que a distância entre as cidades e as capitais de seus estados.
Depois de campanhas históricas, quedas e festas de torcidas apaixonadas, goianos e mineiros podem não ter representantes na primeira divisão do DF depois de vinte e dois anos. A esperança é o Formosa, que joga a segunda divisão do Campeonato Candango no segundo semestre e pode voltar a ser um dos figurantes no próximo ano, caso consiga o acesso.
Rebaixamento
O Unaí e o Luziânia tiveram campanhas ruins no campeonato, e por isso, foram rebaixados à segunda divisão. A equipe mineira entrou em campo na última rodada ainda com chances de escapar, mas acabou superada pelo Gama, que brigava pela classificação. Já o time da Igrejinha já tinha sido rebaixado na penúltima rodada da primeira fase.
Em nove jogos, o Unaí conquistou nove pontos, com duas vitórias, três empates e quatro derrotas, amargando a vice-lanterna. Seu último rebaixamento havia sido em 2008, depois que encerraram a parceria com o Itapoã.
O Luziânia teve uma das piores campanhas da história do Candangão, com apenas dois pontos conquistados em nove jogos, frutos de dois empates – 0x0 contra o Unaí e 1×1 contra o Paranoá -, sete gols marcados e 25 sofridos. A equipe não era rebaixada desde 2010.