Dany Helena fez uma temporada gigante vestindo as cores do Flamengo/Marinha-RJ. Pela Série A-1 do Campeonato Brasileiro, o Flamengo chegou até às semifinais do certame, onde foi eliminado pelo Corinthians-SP que viria a se tornar o grande campeão. Mesmo sem jogar as duas partidas finais, a atacante de Brasília conseguiu manter-se no topo da artilharia e sagrou-se a melhor marcadora da competição ao marcar 15 gols no total. Sua presença de área e a boa média de gols renderam à Dany, uma convocação à seleção brasileira no mês de outubro, a primeira de sua carreira.
Principal arma do Flamengo-RJ na competição nacional, sendo peça fundamental para o 3º lugar final da equipe, Dany também obteve conquistas no estadual. Pelo carioca, o rubro-negro alcançou o tetracampeonato estadual e Dany foi primordial na conquista do título, ao também marcar contra o Duque de Caxias. Na ocasião, grande final do certame, o Flamengo goleou as adversárias por 5 x 0 e Dany Helena ergueu mais um troféu no ano.
Mas a coroação final da artilheira veio no Prêmio Brasileirão realizada na última segunda-feira (3), cerimônia de entrega de troféus aos melhores nomes da competição. Na edição masculina é realizada uma eleição online com jornalistas. Treinadores e capitães das equipes participantes (20 ao todo) e jogadores e comissão técnica da seleção brasileira. São, no total, 11 troféus para atletas mais votados por posição, além de premiação para árbitros e troféu fair-play. Pela categoria Feminino, Dany Helena além de artilheira, foi eleita a melhor atacante da competição e fechou a sua temporada com chave de ouro e um balanço muito positivo para a sua carreira.
A temporada de Dany Helena tem um significado muito grande também ao futebol feminino do Distrito Federal. Além das conquistas da artilheira, o DF pode orgulhar-se do Minas Icesp, campeão da série A-2 do Brasileirão ao bater o Vitória-BA nos pênaltis, que fará frente ao Flamengo de Dany em 2019. Além do Minas, o Cresspom disputará a seletiva para a Segunda Divisão nacional do futebol feminino. Dessa maneira, Brasília tem chances de ter duas equipes e uma grande atleta na principal divisão da modalidade em 2020.
Por Gabriel Felipe