Restando pouco mais de uma semana para o início do Campeonato Candango de Juniores, o Santa Maria optou pela troca de treinadores. Saiu Christian Ramos e chegou Pio Carioca.
Ex-volante do CRB-AL, América-RJ e Madureira, Pio Carioca tem 52 anos e já foi auxiliar técnico de Dário Lourenço. Como treinador foi campeão do Campeonato Capixaba pelo Estrela do Norte-ES. Comandou também São Cristóvão-RJ, Barcelona-RJ, Barra-SE e Propriá-SE.
O time, que foi campeão candango da categoria em 2010, iniciou os trabalhos no dia 2 de abril e possui 30 atletas, porém apenas 26 permanecerão no time para o campeonato. A maioria do time é formada por atletas nascidos entre os anos de 2001 a 2002 e apenas 3 jogadores são 1999 vindos do DF e entorno. Apenas um atleta permaneceu da equipe de 2018: o lateral direito Biro. O destaque do time é o meia Rafinha.

A equipe vem treinando de segunda a sexta-feira à tarde no CT do Gaminha, localizado no Núcleo Rural Casa Grande. O Gaminha aliás é parceiro do time nesta empreitada, que tem como gestores Wesley Kleber e Corinto Silveira (ex-Gama). Porém, o mando de campo do time ainda não foi definido.
Ao DF Sports, o técnico Pio Carioca prometeu estar com o time pronto para a estreia, e que o Santa Maria vem para brigar pelo título:”Para mim está sendo um prazer vir trabalhar em Brasília. Espero que possamos fazer um grande trabalho com os pés no chão, com humildade para termos êxito no nosso objetivo, que é o de ser campeão. A Diretoria por meio dos Gestores Corinto (Silveira) e Wesley (Kleber), a gente vem unido aí e com certeza, o que eles me ofereceram aqui não tenho o que reclamar. Vamos fazer trabalhos pela manhã e à tarde para que a gente chegue no dia 19 já com o time pronto para sairmos com a vitória na estreia. Tenho certeza absoluta como Deus no Céu e Jesus na terra que, com trabalho, humildade, simplicidade e respeito aos adversários, que nós estaremos na final” disse.
COMISSÃO TÉCNICA
- Técnico: Pio Carioca;
- Auxiliar Técnico: Alexandre Pereira;
- Preparador Físico: Jailton Ferrer;
- Preparador de Goleiros: Alexandre Vargas;
- Mordomo: Feitosa;
- Supervisor de Futebol: Assis;
- Gestores: Corinto Silveira e Wesley Kleber.