Na tradução literal da língua inglesa, o termo significa Dia de Pista. Trata-se de uma atividade aberta a todos os motoristas habilitados com Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa modalidade surgiu com o propósito de permitir, aos entusiastas do automobilismo, a experiência de pilotar em um autódromo com toda a segurança necessária, usando seu próprio carro, modificado ou não.

Desde que o autódromo de Brasília foi desativado, Goiânia se tornou a alternativa mais próxima dos brasilienses para a realização e o desfrute dessa festa automotiva.   

A capital goiana possui um autódromo com boa estrutura para abrigar um acontecimento com essas características.  A organização desse evento foi realizada por três empresas de Brasília, que, unidas, permitiram a todos os presentes um espetáculo divertido, diferente e emocionante.   

André Ulhoa, empresário e piloto profissional, afirma que o track day começou como uma modalidade recreativa, dando chance às pessoas acelerarem em um local com segurança. “É muito melhor acelerar na pista do que nas ruas, pois nas ruas você pode bater num poste, pode morrer, pode machucar uma família”.

Este é o carro que Ulhoa coloca nas pistas. Foto: Philippe Henrique/DF Sports+

Ulhoa ressalta a importância da existência de um autódromo movimentando, pois retira as pessoas dos rachas ilegais, direcionando as corridas para os lugares preparados para tais. Também se ressente do fato de brasilienses precisarem se deslocar para outra capital, a fim de viverem uma experiência como essa.

Com esse mesmo entendimento, Lucas Guimarães afirma que o Track Day é uma escola de aprendizado. Além dos diferentes motoristas, vale trazer a emoção vivida por um caroneiro: “É pura adrenalina… Senti a força G na curva e a sensação da frenagem. Sensacional!”

Confira a cobertura exclusiva do DF Sports+:

E para aqueles que quiserem ousar viver essa experiência, não se esqueça que, para participar de um evento como esse, é necessário fazer uma completa revisão do carro. E vale prestar atenção às seguintes dicas: teste seu freio antes de começar sua volta. Ao sair dos boxes, fique atento aos carros mais rápidos do que o seu. Use o cinto de segurança e um capacete. Use um macacão ou calça e blusa de manga comprida. Faça uma refeição leve. No mais, “pé na tábua”!

One thought on “Você sabe o que é o Track Day?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *