Por Marcus Rodrigues
Após 15 anos, o Brasil voltará a sediar a Copa do Mundo de Triatlo. A cidade escolhida para a 28ª edição da competição é a capital federal. O anuncio foi feito na quinta-feira (29), durante o congresso mundial da modalidade, em Lausanne, na Suíça.
A qualidade da cidade foi um dos fatores fundamentais para a escolha. Além disso, contou positivamente o fato de ser a única que irá conter provas com as mesmas distâncias de uma olimpíada: 1,5 mil metros de natação + 40 km de ciclismo + 10 km de corrida.
O secretário de esporte Leandro Cruz comemora. “Essa é mais uma importante conquista da Secretaria de Esporte do Distrito Federal e de Brasília, que se destaca como uma das melhores praças do Brasil para treinamento do triatlo, devido à qualidade do nosso trânsito, o Lago Paranoá e a altitude”. A última vez que o Brasil recebeu uma etapa do campeonato foi em 2004, na cidade do Rio de Janeiro.
O torneio ocorre em Brasília durante o primeiro final de semana de abril, dos dias 3 a 5. O calendário da competição conta com outras 14 cidades ao redor do mundo e serve de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.