A Bahia recebe, de 21 a 28 de outubro, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de 2019. A competição é considerada a maior da América Latina na categoria. Em meio a tantos outros esportes conhecidos e com notoriedade em todo o Brasil, está o Cheerleadering, que estreou neste ano e já trouxe frutos para Brasília. Sete universidades disputaram a medalha de ouro em dois dias de apresentações, e a equipe da UnB venceu a disputa.

O Cheer, como os atletas gostam de chamar a modalidade, já é conhecido nos Estados Unidos, mas agora ganha força também em território brasileiro. Aqueles que pensam que os líderes de torcida servem apenas para torcer durante os jogos, estão enganados. O esporte é baseado em lançamentos, acrobacias, movimentos sincronizados e até pirâmide humana. Nos campeonatos, todas estas habilidades são julgadas. No fim, a equipe com melhor desempenho e, consequentemente, melhor nota, é considerada a campeã.

Para o presidente do clube de Cheerleaders da UnB, Achilles Khaluf, o Distrito Federal está no caminho certo para a consolidação do esporte. “O Cheerleading em Brasília é um dos mais fortes do país, é uma referência nacional. A UnB está com várias atléticas que possuem a modalidade, surgem times quase que a cada mês. Para a equipe da UnB, o nosso foco para este ano é a competição Cheerfest International. Em outubro, já ganhamos o Capital Cheer e o JUBs”, conta.

O Cheerfest International de 2019 acontece ainda esse ano e será disputado em Uberlândia/MG nos dias 7 e 8 de Dezembro. Achilles ainda espera conseguir participar do Mundial da FISU, que será disputado entre os dias 24 e 26 de setembro de 2020, em Wonju na Coréia do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *