Terminou neste final de semana o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Halterofilismo, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Foram, ao todo, 104 atletas participantes, sendo dois deles do Distrito Federal: Ronaldo Carneiro, de 31 anos, e Mateus Moreira, de 19 anos. Ambos viajaram para a competição com o apoio do Compete Brasília, programa voltado para ajudar atletas da capital em viagens.
Nesta etapa da competição – a quarta e última de 2019 – foram 11 recordes nacionais quebrados. O campeonato retorna no ano que vem, em Brasília, entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro.
O campeonato reúne os oito melhores halterofilistas do país de cada categoria no masculino. Já no feminino, participam aquelas que conseguirem atingir o MQS, que é um índice mínimo que é estabelecido no regulamento da competição.
Para participar do brasileiro, os atletas têm cerca de três etapas de qualificação, através de etapas nacionais realizadas em diversos estados. A primeira fase deste ano foi realizada em João Pessoa, na Paraíba, no mês de março. A segunda aconteceu em Curitiba, em abril, e a penúltima foi em São Paulo, no mês de setembro.






