Na próxima sexta-feira (28), a bola rola na Supercopa do Brasil de Goalball. O torneio, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP, terá uma equipe do DF na disputa do título.
O time feminino do Cetefe-DF, que treina no Centro Olímpico e Paralímpico de São Sebastião, representa a capital federal na competição. As atletas disputam o título com o atual campeão Sesi-SP, a Apadv-SP e a AMC-MT.
Sobre o esporte
O goalball é uma modalidade desenvolvida exclusivamente para pessoas com deficiência visual. A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei – 9 metros de largura por 18 metros de comprimento.
As partidas são divididas em dois tempos de 12 minutos. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas que são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores.
De cada lado há um gol posicionado, de 9 metros de largura por 1,30 metros de altura. Com a proposta de balançar a rede adversária, o praticante faz um arremesso rasteiro com a bola. Há um guizo em seu interior para facilitar sua localização.