Após um período de indefinições, foram divulgadas as datas do Campeonato Brasileiro da Série D. Nesta temporada, o torneio terá um novo formato, contando com uma fase preliminar antes da fase de grupos.
Gama e Brasiliense serão os representantes do Distrito Federal na competição. O alviverde está assegurado na fase de grupos e estreia contra o Atlético-BA nos dias 19 ou 20 de setembro. Já o Jacaré disputará a fase preliminar, em jogos de ida e volta contra o Tocantinópolis, decidindo a classificação em casa no dia 12 ou 13 de setembro. Caso se classifique, entrará no grupo do próprio Gama.
O DF Sports+ conversou com os clubes do grupo 6, o grupo do Gama, para trazer um guia completo com informações e principais jogadores de cada adversário. Também buscamos dados do Tocantinópolis, adversário do Jacaré na fase preliminar.
Tocantinópolis
Adversário do Jacaré na fase preliminar, o Tocantinópolis ainda aguarda a volta do estadual, parado desde o dia 18 de março, onde está na semifinal. A equipe empatou o primeiro jogo em 0x0. A Federação Tocantinense de Futebol (FTF) chegou a cogitar a disputa somente no mês de dezembro, mas os clubes planejam a volta juntamente com a série D para diminuir os custos. Os atletas devem voltar aos treinamentos entre 15 e 20 dias antes da estreia na Série D ou a volta do estadual, o que ocorrer primeiro.
Segundo o presidente da equipe, Wagner Novaes, a equipe deverá ter a mesma base que jogou o tocantinense, e ainda busca quatro reforços pontuais para os jogos contra o Brasiliense. O elenco conta com diversos jogadores com passagens pelo campeonato candango, como o meia-atacante Maranhão, revelado pelo Paranoá; o atacante Jean Bala, que teve boa passagem no ano passado na campanha do Formosa; e o lateral Anderson Chagas, que jogou o Candangão 2018 pelo Luziânia.
Destaque: o melhor jogador da equipe é o meia e capitão Daniel Barros, de 31 anos. Daniel tem boas passagens por Sampaio Correa e Imperatriz, do Maranhão. No Imperatriz, conseguiu o acesso da equipe à Série C em 2018. No ano seguinte, foi campeão do estadual, marcando três gols e dando duas assistências em quatro jogos. Daniel tem como destaque a bola parada e a boa chegada na área.
Fique de olho: Rony chegou na equipe na última partida antes da semifinal, e deve ser a referência do ataque na semifinal do estadual e também na série D. Atacante experiente, já com 36 anos, ele jogou boa parte desse ano na equipe do Piauí. Jogador de área, sempre busca o bom posicionamento pra definir a jogada.
Revelação: O lateral Denílson tem apenas 22 anos e mostrou segurança na lateral da equipe. Ele foi um dos líderes em desarmes no estadual, mesmo ficando de fora da equipe em duas rodadas, por contusão. Ele foi formado na base do Atlético GO. Além de marcar bem, tem boa técnica para colocar a bola na área.

Atlético-BA
A equipe ainda tem chances de classificação no estadual, faltam dois jogos e tem a mesma pontuação do Vitória, que está em quarto lugar e é o último a se classificar até aqui. As duas equipes se enfrentam na volta do campeonato baiano, no dia 22 de julho.
O time busca o acesso inédito a série C e pra isso, buscou onze reforços durante a pandemia. Alguns atletas que jogaram o candangão estão na equipe como Dudu Gago, lateral direito conhecido em Brasília e campeão do candangão 2015, o zagueiro Dudu José, revelado pelo Gama e que passou por outros times em Brasília como Legião e Real Brasília e o meia Michel Pires, que jogou pelo Gama em 2017.
Os treinamentos do time voltaram no dia seis de julho, e todos os atletas ficaram duas semanas confinados de forma isolada em um único hotel, na cidade de Santo Estevão, que fica a cerca de 150 quilômetros de Salvador, para não terem risco de contaminação. O treinador será Agnaldo Liz, que deixou o time sub 23 do Vitória recentemente. O principal desfalque da equipe será o zagueiro Emílio, que foi para o Bahia de Feira.
Destaque: A equipe tem um ataque experiente e goleador. O nome mais conhecido é o do atacante Magno Alves, de 43 anos, que atualmente é o quarto maior goleador em atividade em todo o mundo, perdendo só pra Ibrahimovic, Messi e Cristiano Ronaldo, e chegou a equipe no começo dessa temporada. O contrato do atacante acaba antes da série D mas o jogador tem planos de permanecer na equipe.
Fique de Olho: Marcelo Nicácio é a outra peça do ataque que buscará o acesso, ele vem de uma ótima temporada nesse ano pelo Bahia de Feira, onde é atualmente o artilheiro do campeonato com oito gols em sete jogos. Por ter jogado em outra equipe, Nicácio não jogará mais o campeonato baiano e reforça a equipe na Série D. Nicácio foi artilheiro da Série B em 2009 e possui diversos títulos estaduais no currículo, além de um acesso para a Série A pelo Vitória.
Revelação: Reinaldo Valverde tem apenas 20 anos e demonstra muita técnica e qualidade. Participou de quase todos jogos da equipe tendo feito um gol. Já chegou a ser avaliado por olheiros do Atlético Paranaense no começo desse ano mas a negociação não foi pra frente. Atacante de lado, tem bastante velocidade e bons dribles.

Bahia de Feira
O Bahia de Feira vivia um ótimo momento quando o campeonato baiano foi paralisado. Atualmente o time está em terceiro lugar e tem a segunda melhor defesa da competição. A equipe voltou aos treinamentos no dia 25 de junho, com a base que tinha antes da paralisação, incluindo o conhecido Marquinhos, jogador por passagens por times de Série A como Palmeiras e Flamengo, além de ter jogado na seleção Sub 20.
Até o momento foram sete reforços contratados para reforçar a equipe, dentre eles está Murilo Rusalen, lateral esquerdo conhecido na capital pela sua passagem pelo time do Brasília e do Real Brasília no ano passado. Outro jogador com passagem pelo futebol de Brasília é o meia João Carlos que atuou em 2016 pelo Santa Maria e pelo Brasília em 2017.
Destaque: Deon tem sido a referencia do ataque do Bahia de Feira em 2020. Revelado pelo Bahia, atualmente ele é vice artilheiro do estadual com quatro gols. E a boa fase não é de hoje, o experiente atacante de 32 anos chegou ao clube em 2018, e desde então tem tido ótima fase e sido o principal goleador da equipe nesse período.
Fique de Olho: Cazumba já defendeu grandes equipes do futebol brasileiro e foi campeão brasileiro da Série A pelo São Paulo. Cazumba é um lateral com boa presença no ataque e também um exímio cobrador de faltas, já tendo feito gols assim pela equipe.
Revelação: Com apenas 19 anos, o goleiro Alan viu o ídolo da torcida, Jair, sair machucado, e teve sua chance de virar titular da equipe, e desde então não saiu mais do gol, tomando apenas dois gols em 5 jogos, e tendo boas atuações, com defesas importantes. É um goleiro que se posiciona bem e tem bons reflexos.

Caldense
A equipe voltou aos treinamentos no último dia 12, mantendo 16 jogadores do plantel que começou o campeonato, e se reforçando para a volta do campeonato mineiro com 13 novos jogadores. A equipe está em quarto no estadual e além de ter o segundo melhor ataque, tem também uma das melhores defesas, sofrendo menos de um gol por jogo.
A equipe permanece instalada no CT Ninho dos Periquitos, sua casa, devido a pandemia do Covid-19, e pode estender o prazo que ficará no local, se concentrando por lá para a Série D. Somente dois jogadores da equipe base titular não estão mais no clube, o volante Daniel e o atacante Luan Costa. Do elenco atual, passou pelo futebol candango o meia André Mensalão, que em 2009 jogou pelo Gama, e que tem esse curioso apelido por ter, em seu primeiro teste, treinado com a camisa de um partido político.
Destaque: Revelado na base do Hortolândia-SP, o goleiro Alyson, de 32 anos, tem sido o destaque da equipe no ano. Autor de grandes defesas, é um goleiro de boa envergadura e que se posiciona muito bem, além de boa saída do gol
Fique de Olho: Após uma boa participação nesse ano pelo Grêmio Osasco, chega pra ser uma das referências no ataque. Jogando a terceira divisão do paulista, ele fez 9 jogos e marcou 3 gols, é um jogador de boa velocidade e que costuma finalizar bem
Revelação: Revelado pelo Bragantino-SP, Lucas Mufalo vinha de grande temporada pela equipe. Ao longo da carreira já jogou como lateral, mas na zaga se encontrou e virou um dos pilares da defesa do time da Caldense. Com apenas 22 anos, Lucas se destaca pelo posicionamento defensivo e também no ataque, nas jogadas de bola parada.

Palmas
O Palmas vinha sendo o melhor time do estadual em Tocantins até a paralisação devido a pandemia do Covid-19. A equipe esta invicta no ano, disputou oito partidas, venceu sete e empatou uma, sendo que já disputou o primeiro jogo da semifinal, onde venceu por 1 a 0, e agora aguarda a volta do futebol para concluir o torneio.
A equipe deve voltar hoje a fazer trabalhos físicos com os atletas que são da região, mas ainda não sabe quando o restante do elenco, cerca de 30%, voltará, pois ainda existe a indefinição quanto a volta do estadual. Segundo a assessoria de comunicação do clube, o presidente Lucas Meira está definindo em relação aos contratos, e tem a intensão de manter a mesma equipe.
Destaque: Artilheiro, melhor assistente e autor de vários golaços, esse é Thiago Accioli, de 28 anos, que conquistou a torcida do Palmas nesse ano com suas diversas boas atuações. Ele disputou sete jogos no estadual e fez cinco gols, além de ter dado cinco assistências, e é o principal jogador do time. Meia de boa finalização e ótimo passe.
Fique de Olho: A equipe levou apenas três gols e tem a melhor defesa, um dos motivos foi a presença do Zagueiro Brendo, de apenas 24 anos. Apesar da pouca idade, mostra segurança e vem sendo um dos pilares da campanha invicta no estadual até aqui. Brendo é um zagueiro rápido, que tem bom posicionamento nas bolas aéreas e o desarme preciso, cometendo poucas faltas.
Revelação: Outro jovem destaque da defesa é o goleiro Jennerson, de apenas 23 anos. Vindo da base do Fluminense, tem se destacado por onde passa. No ano passado, apesar da campanha ruim do Tigres do Brasil, equipe do Rio de Janeiro, foi eleito um dos melhores jogadores da competição. Goleiro de muita elasticidade e ótimo posicionamento.

Tupynambás
A equipe vive um ano difícil, e jogará as últimas partidas do campeonato praticamente rebaixada. O time está na lanterna com 3 pontos e precisa vencer seus dois jogos, além de uma combinação de resultados ruins de Coimbra, Boa Esporte e Villa Nova-MG. O Tupynambás chegou a entrar na justiça contra a volta do campeonato no dia 26 de julho mas acabou derrotado e sendo obrigado a jogar a competição.
No dia 16 de julho, a equipe conseguiu uma parceria com a DSG Sports Group, que além de ceder quatro jogadores, cedeu toda a estrutura que tem em Petrópolis para os treinamentos do time. Porém, os casos de Covid-19 aumentaram na cidade e a preparação foi proibida, tendo que ser realizada agora no sítio chamado Renascer de Xerém, um hotel pousada que fica na cidade de Juiz de Fora- MG, . Os exames médicos obrigatórios também serão realizados no local. Além dos quatro novos atletas, o time também manteve 16 jogadores que começaram a temporada
Destaque: Com 45 anos e ainda em atividade, o atacante Ademílson segue como esperança de gols no ataque mineiro. Jogador de muita força física e presença na área, possui várias experiencias na carreira, com destaque para as passagens por Botafogo e Fluminense. Foi o autor do gol do acesso do Tupynambás para a primeira divisão em 2017.
Fique de Olho: Outro experiente jogador da equipe é o meia atacante Fabinho. Cria da base do Cruzeiro, ele tem passagens por nada menos que 17 times, incluindo uma ida por empréstimo ao Al-Arabi, do Kuait. É o artilheiro da equipe no campeonato com dois gols.
Revelação: Vindo através da parceria com a DSG Sports, o meia Mathews Marklew será um dos mais jovens do elenco. Ele tem apenas 18 anos e se apresentou bem pelo sub 17 do Madureira, onde começou no futebol. Joga como primeiro volante e se destaca pelos desarmes.

Villa Nova-MG
A equipe do técnico Ademir Fonseca teve uma grande reformulação após a parada do campeonato, e busca nas duas últimas partidas a salvação da temporada. A equipe está em penúltimo lugar no campeonato mineiro, e precisa vencer os dois jogos seguidos e contar com um tropeço do Coimbra, equipe que enfrenta na última rodada, em jogo decisivo.
O time se reapresentou no dia 13 de julho. Do elenco atual, apenas oito jogadores estavam no clube desde o inicio do ano. Até o momento foram 17 reforços que chegaram ao clube, faltando ainda mais dois goleiros que devem chegar antes do inicio da Série D. Dentre as novidades estão dois jogadores de Brasília, Fernandinho, atacante de apenas 22 anos que logo cedo foi jogar no Fluminense e Charles, lateral que veio para o Brasiliense no começo desse ano
Destaque: Com bastante experiência nacional e internacional, Augusto Recife é o principal jogador hoje do time, volante marcador, foi o principal nome do setor ofensivo do Cruzeiro em 2003, quando a equipe ganhou a tríplice coroa, era o homem de segurança do treinador Vanderlei Luxemburgo.
Fique de Olho: Recém chegado a equipe, o goleiro é conhecido principalmente por ter pego um pênalti de Neymar na final da Copa do Brasil em 2010 e também por ter tido ótima atuação nesse jogo. Experiente, tem passagens por várias equipes e já ganhou vários estaduais. Goleiro de muito reflexo e agilidade
Revelação: O atacante Laércio esta emprestado pelo Cruzeiro para a equipe. Pelo time azul, treinou e jogou a Série A com os profissionais. Rápido e com boa visão de jogo, é um dos nomes que conduzem o ataque da equipe.








Que legal…!!
Esta foi uma visita excelente, gostei muito, voltarei assim
que puder… Boa sorte..!