Suspenso desde março, o futebol amador na capital está autorizado a retornar. O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou decreto nesta terça-feira (22) permitindo a retomada a atividade.
Para ser mais específico, o decreto nº 41.214, publicado nesta terça (22), revoga o de número 41.062, publicado no dia 4 de agosto. Este último proibia as partidas de futebol amador de qualquer natureza. Desta forma, o GDF derruba a proibição e permite a retomada.
Com isso, o futebol feminino e os torneios de base, que têm status de amadores, poderão ocorrer em 2020. Antes da pandemia, o calendário da Federação de Futebol (FFDF) previa a realização do Candangão Feminino e dos Candanguinhos (sub-15, sub-17 e sub-19). Agora, por conta do curto prazo, apenas a competição feminina e o sub-19 devem ser realizados.
Além do futebol amador, estão autorizadas atividades esportivas em piscinas e saunas. Os pontos de encontro comunitários (PECs), bem como brinquedotecas e parques de diversão e de jogos eletrônicos, também serão abertos à população. As piscinas de clubes recreativos também poderão ser reabertas.
A Secretaria de Esporte e Lazer ficará responsável pela fiscalização.