Atletas de canoagem e paracanoagem de Brasília participarão do MolokaBRA Downwind 2020, evento esportivo com várias modalidades, que será realizado entre os dias 1 e 3 de outubro, no Ceará.
O evento marca a reabertura do calendário esportivo, e promete reunir atletas e paratletas de diferentes categorias e modalidades. O time de Brasília se prepara diariamente no Lago Paranoá, com apoio do IBRES (Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social), da Febracan (Federação Brasiliense de Canoagem), e da ACkC Brasília (Associação Caiakagem de Canoagem).
Os ventos são fortes na região nessa época do ano, e o time de Brasília contou com a ajuda do IBRES para realizar os treinamentos. O Instituto desenvolve um trabalho pioneiro, com um time próprio de canoagem e paracanoagem, detentor de índices olímpicos e recordes mundiais.
20 atletas e paratletas de alto rendimento são filiados à Federação Brasileira de Canoagem (CBCa), e treinam diariamente no Clube da Aeronáutica de Brasília. Além disso, o IBRES lidera um projeto de categoria de base de canoagem, com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, oferecendo, por meio do esporte, oportunidade de inclusão social e formação cidadã.
Time de Brasília
O time de atletas de Brasília conta com estrelas experientes e premiadas em competições nacionais e internacionais, são eles:
- Paulo Salomão (IBRES/FEBRACAN – Master B)
- Califa Cury (IBRES/FEBRACAN – Paracanoagem e KL3)
- Thaís Lopes (IBRES/ FEBRACAN – Sênior Feminina)
- Luciano Ponce (CLUBE NAVAL/FEBRACAN – Master C)
- Lúcio Scartezzini (CLUBE NAVAL/FEBRACAN – Master C)
- Rubens Pompeu (ACKC BRASÍLIA/FEBRACAN – Master D)
- Sylvio Carvalho (ACKC BRASÍLIA/FEBRACAN – Master E)
- Marcelo Pompeu (ACKC BRASÍLIA/FEBRACAN – Master D)
- Fernanda Rachid (ACKC BRASÍLIA/FEBRACAN – Master Feminino)
- Jorge García (CLUBE NAVAL/FEBRACAN – Surfsiki Duplo)
- Roberto Maeler (CLUBE NAVAL/FEBRACAN – Surfsiki Duplo).