Cinco atletas do DF disputaram na quinta (24), o Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia Masculino 2020, e acabaram eliminados. Na chave principal do torneio, que começa nesta sexta (25), a capital será representada por Bruno Schmidt e o parceiro carioca Evandro.
Na etapa qualifyng, 20 duplas participaram, e quatro se classificaram para a chave principal. Mas apesar de 5 representantes – Harley, Leo Vieira, Luccas, Felipe e Gabriel Santiago -, o DF não conseguiu passar para a próxima fase.
Luccas e Felipe
A dupla de jogadores federados no DF é formada por Felipe, um baiano de Itabuna que veio jogar em Brasília há dois anos, e Luccas Amorim, morador do Riacho Fundo. Ambos são universitários da UPIS, e contam com auxílios de bolsa atleta. Felipe tem apoio do Exército Brasileiro, e Luccas, da Secretaria de Esportes do Distrito Federal.
Na primeira rodada, eles venceram Gabriel Santiago, também do DF, e Johann (RJ), por 2×1 (21/12, 20/22 e 15/12). Já no jogo seguinte, enfrentaram a dupla Felipe Cavazin/Marcus, e acabaram derrotados por 2×0
Harley

Harley Marques é de Taguatinga e mora em João Pessoa-PB, mas se mantém federado ao DF. Fazendo dupla com o capixaba Fernandão, venceu a dupla Leonam/Patrick (PB/PR) na primeira rodada por 2×0 (21/15 e 26/24).
O segundo jogo foi pegado. Contra a dupla Álvaro Andrade e Rafael (SE/PB), perderam o primeiro set, se recuperaram no segundo, e no tie-break, acabaram levando a pior (21/16, 18/21 e 15/10).
Léo Vieira
O atleta Léo Vieira começou a jogar vôlei nas ruas da Ceilândia, e também tem um capixaba como parceiro, Luciano, que testou positivo para a covid-19, e por isso ficou de fora do torneio. Em Saquarema, Léo fez dupla com o paulista Julio César, e perdeu ainda na primeira rodada por 2×1 (21/17, 20/22 e 16/14).
Gabriel Santiago
Na adolescência, Gabriel jogava tênis, mas por influência do pai, que já fez inclusive dupla com Harley no início da carreira, acabou indo para o vôlei de praia. Em 2013, iniciou no NCT, e passou a participar de competições nacionais. Fazendo dupla com o carioca Johann, acabou eliminado na primeira rodada para seus conterrâneos.
O Circuito
A competição tem transmissão ao vivo pelo Facebook da CBV, e também pelo canal Vôlei TV na repescagem e nas quartas de final. As semifinais e finais estão marcadas para o fim de semana, com transmissão do SporTV.
A dupla Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) está no grupo C, e enfrenta na primeira rodada Averaldo/Matheuzinho (TO/SE), às 11h.