Por Lucas Bolzan
Fotos: Nadine Oliver
Vindo de quatro derrtotas seguidas, o BRB/Brasília Vôlei terá, na próxima terça-feira (21), o último duelo de ‘peso’, na Superliga 2017/2018. Após perder para Dentil/Praia Clube-MG, Camponesa/Minas, Osasco-SP e Sesc/Rio de Janeiro, as candangas, que estão em 10º lugar, com 4 pontos conquistados, viajaram para a cidade paulista, onde jogarão às 17h, no ginásio José Correa, contra a equipe da casa, o Hinode Barueri.
Perdendo 12 sets seguidos e não vencendo nenhum nesse últimos quatro jogos, o time candango treinou forte em casa para tentar voltar as boas energias de vitória na competição. Mais uma vez com todas as jogadoras a disposição, o treinador Sérgio Negrão terá todas as atletas disponíveis para o confronto.
Um dos pontos que mais moveram a equipe durante esses últimos jogos é a questão psicológica. Sabendo do menor investimento em relação às adversárias que brigam pelo título, Negrão se sente satisfeito por sua equipe jogar de forma igualitária. “Nós estabelecemos uma meta coletiva. Listei para as jogadoras os 11 adversários e falei para elas quem são e quem não são nossos adversários e tomamos a decisão em conjunto. Então elas sabem que esses times que lutam pelo título não são nossos adversários. Portanto, pela tabela, nós pegamos cinco adversários super fortes na sequência, não teve refresco para a gente e o resultado foram quatro derrotas, absolutamente normal”, enfatizou Sérgio.
O treinador continuou explicando a estratégia do time para a temporada. “Independente de ser ou não adversário direto, a gente tem que entrar para ganhar o jogo. Em todos os jogos que perdemos, entramos para ganhar e por isso enfrentamos de igual para igual, pelo menos um set, alguns desses confrontos, como o Praia e o Minas e isso para mim já é uma vitória, por sermos um time de menor investimento e estamos preparando o time para nossos adversários mais inferiores e diretos”, reiterou.
Isa Paquiardi: “Não podemos abaixar a cabeça”
Na tentativa de encerrar essa sequência de jogos difíceis e visando ‘respirar’ um pouco na Superliga, a ponteira Isa Paquiardi afirma que pouco a pouco a mentalidade da equipe vai mudando e com o fim da sequência pesada, tudo re regularizará. “A gente sabia que teríamos uma sequência pesada. Estávamos com a consciência tranquila, mas acho que não podemos abaixar a cabeça, pois sempre começamos bem os jogos, mas no decorrer, deixamos cair o rendimento e acho que não podemos ser assim e temos que estar preparadas sempre para conseguir correr atrás dos prejuízos. Estamos preparadas, treinando focadas e claro, já visando nas adversárias diretas e a gente vai entrar com tudo também. A única coisa que devemos mudar é isso, de não desanimar por um ou dois pontos tomados e baixar a guarda. Temos que ir para cima do mesmo jeito”, concluiu.