A Polícia Penal do Distrito Federal (PPDF) agora tem um time de futebol composto por mulheres. Criada neste ano, a equipe intitulada Futebol Feminino Polícia Penal já treina visando o World Police and Fire Games (WPFG) 2022, torneio disputado por policiais e bombeiros do mundo inteiro.
Rafaela Moreira é a policial penal responsável pela criação da equipe. Ela teve a ideia após participar do WPFG de 2019, em Chengdu, na China. “Ao estar lá e presenciar o torneio, pensei: ‘Por que não montar um time feminino da Polícia Penal do DF?’ A história começa por aí”, explica.
O time conta hoje com 12 atletas, mas o plantel não está fechado. “O grupo vem crescendo e estamos à procura de mais policiais penais que queiram compor o time”, conta Rafaela. Enquanto algumas policiais que compõem o elenco já têm 12 anos de profissão, outras são recém-nomeadas. Portanto, não há restrição neste sentido para quem quiser entrar na equipe.
Os treinos começaram no mês passado. A equipe se reúne às terças na quadra poliesportiva do Cruzeiro e aos domingos no campo society da Candangolândia. Embora esteja visando o WPFG 2022, o time está aberto a outras disputas.
O próximo WPFG ocorre em julho de 2022, em Rotterdam, na Holanda. Policiais e bombeiros consideram o evento como as olimpíadas das autoridades de segurança pública. O DF já teve outros times representantes em edições passadas. Rafaela Moreira, por exemplo, esteve no time de futebol 5-a Side no WPFG de 2019.
Rafaela afirma ainda que o Futebol Feminino Polícia Penal está aberto para apoios, patrocínios e fomentos diversos. Para contato direto, o telefone é: (61) 99907-2017.