A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), sob o comando do presidente Daniel Vasconcelos, vem a cada ano em busca das melhores competições nas competições por ela realizadas. Após finalizar com êxito a Primeira Divisão e o campeonato sub-20, que dá vaga para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a entidade tem mais cinco categorias que ainda conhecerão seus campeões na atual temporada: o Feminino, os Sub-15 e 17; além das maiores novidades, os Sub-11 e 13, pela primeira vez realizada inteiramente pela casa máxima futebolística no DF.

Assim, no próximo dia 18, começa o Campeonato de Futebol Profissional da Segunda Divisão, que dará ao campeão e vice os acessos de ambos à elite em 2022, que terão ao invés de 12, mas 10 clubes participantes (um sonho antigo do presidente Daniel para qualificar a principal competição local. A Segundinha deste ano terá a participação de 10 equipes: ARUC, Bolamense, Brasília, Brazlândia, Ceilandense, Cruzeiro-DF, Legião, Paranoá, Planaltina e SESP/Taguatinga.

“O comum acordo entre clubes e federação para diminuir o número de participantes na Primeira Divisão mostra que estamos todos caminhando no mesmo rumo. A decisão favorece bastante na qualidade da competição e, consequentemente, a divisão de acesso passa ter maior valor”, salientou Daniel Vasconcelos, presidente da FFDF.

Nesta mesma data os sub-15 e sub17 também irão dar o pontapé inicial em suas competições. Neste ano de retorno das categorias que não foram realizadas em 2020 devido à pandemia da Covid-19, um total de 14 agremiações estarão presentes. Serão elas o Brasília, Brazlândia, Ceilandense, CFZ, Galáticos, Gama, Guaraense, Legião, Luziânia, Maringá, Penharol, Real Brasília, Samambaia e Santa Maria.

Na semana subsequente, a partir de 25/09, dois outros campeonatos terão seus inícios: o Feminino, além dos Sub-11 e Sub-13, a maior inovação em termos de competições da era Daniel Vasconcelos sob o comando da FFDF. Este ano a federação vai custear a arbitragem do feminino. “Não podemos deixar de valorizar uma modalidade que coloca quatro times em campeonatos de nível nacional (Real Brasília e Cresspom na Série A1 do Campeonato Brasileiro, Minas Brasília na A2, além da=e mais uma que irá compor a nova Série A3)”, frisou Daniel.

Por fim, um dos maiores objetivos do presidente é valorizar a base. Para tanto, vai organizar de forma inédita as categorias sub-11 e sub-13. “Estamos, na medida do possível, realizar todas as categorias formadoras, pois entendemos que é preciso renovação. Estamos cansados de ver os craques do DF e Entorno saírem cada vez mais cedo sem mesmo terem vestido camisas de clubes filiados. E com fé em Deus virão mais novidades para os próximos anos”, finalizou Daniel Vasconcelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *