Pela 6ª rodada do Novo Basquete Brasil (NBB), o Brasília Basquete voltou à quadra do ginásio Nilson Nelson na manhã deste domingo (21), para medir forças com a equipe do Pato Basquete. Mesmo com o apoio do torcedor, os donos da casa foram superados e conheceram a primeira derrota com o novo comandante.
O jogo
Apesar de muito equilíbrio no primeiro quarto, o Brasília terminou na frente por 22×17 graças aos quase 50% de aproveitamento nos tiros de quadra. Destaque para atuação dos pivôs Ronald e João Pedro, ambos com seis pontos no período.
No início do segundo quarto, o Pato Basquete logo se recuperou ao tirar a desvatagem em uma corrida de 7×0 nos dois primeiros minutos, obrigando o treinador Régis Marrelli a pedir tempo e ajustar a sua equipe.
Defensivamente, a parada surtiu efeito e os donos da casa saíram ilesos nos quatro ataques seguintes. Já no ataque, a bolava teimava em cair. Até que, embaixo do garrafão, Ronald matou o seu oitavo ponto. Na sequência, Fisher foi para a infiltração e devolveu a lideração do marcador para Brasília.
As equipes seguiram trocando pontos, mas os aremessos do perímetro fizeram a diferença a favor do Pato, convertendo quatro das nove tentadas – duas para Paulichi e outras duas para Gemadinha. Final 16×8 para os visitantes; 33×30 no total.
Os cinco minutos inciais da volta dos vestiários foram um verdadeiro banho de água fria para o torcedor. Dos 21 pontos tentados até o primeiro pedido de tempo, apenas dois foram convertidos. Do outro lado, o Pato acertou oito e levou a vantagem para nove. A ineficácia seguiu sob os donos da casa – 18% de aproveitamento – que viram o adversário fechar o período em 17×8.
Na metade do último quarto, uma queda de energia atingiu o ginásio, provocando mais de cinco minutos de paralisação. O tempo parado serviu para os treinadores conversarem com suas equipes. A conversa surtiu efeito, aos menos momentaneamente, para Brasília, que cortou uma desvatagem que era de 17 para nove.
Entrentanto, era tarde demais para uma virada e o destino estava selado devido a infeciência do período anterior. Final de jogo 70×53 para o Pato Basquete.
Agora, o treinador Régis Marrelli ganha mais de uma semana para trabalhar a sua equipe. O Brasília volta a atuar somente no primeiro dia de dezembro, quando, às 20h30, visita o Corinthians.