A equipe do Santa Maria já se apresentou e é a primeira a começar os treinamentos para o Candangão 2021. Na atual temporada, a equipe não teve um bom desempenho, e por pouco não foi rebaixada, terminando na 4ª colocação do grupo B, com uma vitória, dois empates e três derrotas em seis jogos.
E a primeira novidade da equipe para esse ano está no banco. Assume o time o treinador Erivaldo Silva, de 40 anos. Erivaldo foi jogador e atuava com zagueiro, tendo passado por clubes conhecidos do futebol como CSA, CRB, Manaus e Icasa, este último onde encerrou sua carreira como jogador em 2016.
Como treinador, teve boas passagens na base, começando em 2017, quando conquistou o Sub-20 alagoano com a equipe equipe Sete de Setembro. Em 2018 assumiu o Canaã, da Bahia, e chegou às quartas de final do Sub-17. Em 2019, continuou no Canaã e escreveu uma grande história, sendo vice-campeão do Sub-20, além de conseguir um feito heroico, pois há 15 anos um time do interior não chegava nas finais.
A equipe começou os treinamentos no começo do mês de novembro, e vem treinando mesclando trabalhos físicos e táticos. O elenco será formado em quase toda sua base com jogadores de fora do Distrito Federal. Um dos principais reforços é o volante Kessi, jogador de confiança do treinador que estava atuando no futebol japonês. No momento, a equipe tem 25 atletas no elenco, sendo 22 de linha e três goleiros.
A estreia no Candangão está marcada para o dia 22 de janeiro, contra o Unai, fora de casa. O formato e o início do campeonato foram decididos em arbitral realizado no último dia 7.