Gama e Unaí duelaram nesta tarde pela última rodada da primeira do Candangão, no Estádio Diogão, em Formosa. O Gama brigava por vaga no quadrangular semiginal, e o Unaí lutava pela permanência. Além de vencer, a equipe candanga precisava de um tropeço do Brasília, enquanto para os mineiros bastava uma vitória simples para escapar.
Após pular na frente, o Unaí tomou a virada, chegou a empatar – o que ainda garantia a equipe na Primeira divisão -, mas no fim da partida, o Gama, que já estava classificando, fez o terceiro gol e desmoronou o time mineiro, que irá disputar a Segundinha em 2023. O fim de jogo foi muito quente e a equipe de arbitragem chegou a ser ofendida por membros da diretoria do Unaí.
Como divulgado na tabela da FFDF, o Gama volta a entrar em campo após o carnaval, no dia 5 de março (sábado), contra o Capital, às 15h30, com local ainda a ser definido.
Primeiro tempo
Logo aos quatro minutos de jogo, J´´ulio cruzou rasteiro e o artilheiro da equipe, Matheus Faleiro, apareceu sozinho na pequena área para tocar de primeira e abrir o placar para o time mineiro. O primeiro chute do Gama ao gol veio só aos 20′, quando Lucas Vaz tentou cruzamento, a bola pegou um efeito e quase enganou o goleiro Edson, que conseguiu fazer a defesa.
Carlos Magno tentou dois chutes de fora da área, mas nas duas vezes acabou exagerando na força e a bola passou por cima do gol. Aos 26′, Júlio apareceu bem pela esquerda novamente e tocou para João de Deus, que deu bom chute, mas Mosquete salvou o Gama. Logo depois, João de Deus deu lindo chapéu na entrada da área e tentou de bicicleta, mas a bola desviou e saiu para escanteio.
Aos 44′, João de Deus apareceu bem novamente na área para finalizar, mas bateu muito fraco e mais uma vez Felipe Mosquete se deu melhor no duelo contra o atacante. Dois minutos depois, o empate quase veio após cruzamento de Milla para Mesquita que recebeu e deu bom chute de voleio, mas Edson operou uma grande defesa para manter a equipe do Unaí na frente do placar.
Segundo tempo
Aos três minutos, o Gama deixou tudo igual após lindo passe de Mesquita para Milla, que apareceu sozinho e bater deslocando o goleiro Edson. Naquele momento, a equipe alviverde estava conseguindo a classificação para as semis.
O Gama se animou na partida e, 10 minutos após o empate, conseguiu virar o placar após passe de Iago para Mesquita, que deu bom drible e bateu no cantinho com primor. Com 19 minutos, Caio aproveitou escanteio na segunda trave para cabecear e a bola passou raspando a trave do gol do Unaí.
Com 28 minutos no relógio, Lucas Arinos deu belo drible e chutou de fora da área acertando o ângulo, anotando um golaço e deixando tudo igual. Um minuto depois, quase o Gama desempatou novamente após falta ensaiada com o zagueiro Caio dando chute forte por cima do gol mineiro.
Aos 42′, Carlos Magno bateu falta, Milla cabeceou e o goleiro Edson soltou a bola nos pés de Hicaro, que bateu forte para botar o Gama na frente do placar novamente. O gol botava o Unaí na segunda divisão, já que o Taguatinga vencia o Brasília. O técnico Emerson Matheus acabou sendo expulso após o gol depois de dar um tapa na mão do quarto árbitro. O Unaí ainda tentou uma pressão no fim, mas o time que precisava de apenas um gol para se manter na elite,acabou perdendo e sendo rebaixado para a Segundinha.
Ficha técnica
GAMA 3 X 2 UNAÍ
Campeonato Candango 2022 – primeira fase – nona rodada
Estádio Diogão- Formosa – 19/02/2022, 15h30
Árbitro: Rodrigo Raposo
A1: Lehi Sousa Silva
A2: Jose Ricardo Alves de Melo
Quarto árbitro: Leandro Almeida Damas de Oliveira
Analista de campo: Marcelo Augusto Piacesi de Souza
Unaí
Edson; Lucas Arinos, Gabriel Almeida, Vinícius e Rezende (Pedrinho); Madson, Micael, Gabriel Vinicius (Oscar) e Júlio; Matheus Faleiro , João de Deus (Diego Baiano).
Técnico: Emerson Matheus
Gols: Matheus Faleiro e Lucas Arinos
Cartões amarelos: Vinicius, João de Deus, Rezende
Cartões vermelhos: Emerson Matheus
Gama
Mosquete; Luan (Iago), Ferrugem (Caio), Hicaro e Espeto; Vitor , Mesquita (W. Maia), Graxa e Lucas Vaz (Vinicius); Carlos Magno e Milla
Técnico: Jonilson Veloso
Gols: Milla, Mesquita e Caio
Cartões amarelos: Milla e Iago.
Cartões vermelhos: Nenhum.
Parabéns Gama por mais uma importante vitória. Aos jogadores meus agradecimentos pela garra e vontade de vencer, são verdadieros guerreiros…Que Deus continue abençoando a todos…!!!