Em partida disputada no Estádio JK na tarde deste sábado (19), Capital e Brasiliense empataram sem gols, em jogo válido pela 9ª rodada do Candangão BRB 2022. Com o resultado, ambas equipes carimbaram suas vagas na próxima fase da competição, que será disputada a partir de março.
A próxima etapa do campeonato vai reunir os times que terminaram a primeira fase no G-4. Sendo assim, o vice-líder Capital vai encarar o Gama, que terminou na 4ª posição, e o Brasiliense, terceiro colocado, enfrentará o líder Ceilândia.
Os classificados à segunda fase do Candangão vão disputar vagas para a final em um quadrangular, onde todos se enfrentam em jogos de ida e volta. Os dois times que somarem mais pontos garantem vaga na grande decisão.
Na partida deste sábado, o jacaré aproveitou a postura defensiva da Coruja na maior parte do primeiro tempo, conseguiu dominar as ações ofensivas e fez o goleiro adversário trabalhar várias vezes. No segundo tempo, apesar do time da casa voltar com postura diferente, apresentando uma melhora tática, foram os visitantes que tiveram as chances mais claras de gols.
Primeiro tempo
Desde o apito inicial, o Brasiliense não tomou conhecimento do Capital e tentou se impor ofensivamente, mas esbarrou em finalizações descalibradas dos meio campistas Lúcio e Aldo. O primeiro chute em direção ao gol só surgiu aos 12’, quando o atacante Daniel Alagoano aproveitou a sobra de uma cobrança de falta na entrada da área e chutou cruzado, por cobertura, carimbando a trave direita defendida pelo goleiro Léo Rodrigues.
Apesar de jogar em casa, o tricolor manteve a estratégia voltada a solidez defensiva, com o objetivo de aproveitar os contra-ataques. Enquanto os anfitriões se posicionavam com linhas de marcação mais baixas, o Jacaré aproveitava para circular a bola, tentando encontrar espaços para infiltrar na defesa adversária.
Aos 19’, Daniel Alagoano recebeu passe em profundidade e cruzou na entrada da grande área para o centroavante Matheus Silva cabecear a bola para a intervenção do arqueiro da Coruja, que voou no ângulo para evitar o gol do time visitante. No minuto seguinte, o meio-campista Zotti efetuou um passe magistral que deixou Alagoano mais uma vez em condições de marcar, mas o atacante finalizou em cima de Léo Rodrigues.
Depois de sufocar o Capital, o Brasiliense viu a partida ficar equilibrada quando o técnico Édson Porto mudou a tática do time da casa, compactando a equipe e propondo marcação com pressão alta. Depois de se encontrar no jogo, o tricolor chegou a balançar a redes com Sandy, aos 36’, após uma ação de escanteio, mas a arbitragem anulou o gol alegando saída de bola, no que seria a última grande chance do primeiro tempo.
Segundo tempo
Com postura diferente, o time da casa voltou à segunda etapa se lançando ao ataque. Após jogada bem trabalhada, aos 5’, o centroavante Grampola recebeu passe aéreo de Charles, na grande área, mas finalizou sem força para a defesa do goleiro Brandão. A resposta do Jacaré só veio aos 14’ em cobrança de falta de Bernardo, que substituiu Zotti, espalmada por Léo Rodrigues.
Depois da melhora significativa do Capital, a partida esquentou e ambos os times passaram a protagonizar embates acirrados pela disputa da bola. Com isso, sobrou vontade para duelar e faltou criatividade para gerar novos lances ofensivos de perigo.
Outra oportunidade de gol só surgiu aos 35’. Após cruzamento do ponta-esquerda Pedrinho, que substituiu Felipe Clemente, o centroavante Roberto Pítio, que entrou no lugar de Grampola, desviou de letra, mas o goleiro do Jacaré encaixou a bola. Dois minutos depois, o Brasiliense chegou a balançar as redes com Matheus Barbosa, que substituiu Daniel Alagoano, mas a arbitragem assinalou impedimento.
Na reta final do jogo, o Jacaré esteve muito perto de abrir o placar. Aos 41′, em cobrança de escanteio fechada de Bernardo, o goleiro Léo Rodrigues precisou se esticar para evitar, com a ponta dos dedos, o gol olímpico do camisa 10. Na sequência, no último lance da partida, aos 46’, após contra-ataque puxado por Bernardo, o ponta-direita Aloísio, que substituiu Matheus Silva, teve a chance de marcar o gol do jogo, mas foi travado pelo zagueiro Igor Candiota.
Ficha técnica
CAPITAL 0x0 BRASILIENSE
Candangão BRB 2022 – Primeira fase – 9ª rodada da primeira fase
Estádio JK – DF, 19/2/2022, 15h30
Árbitro: Felipe Barbosa
A1: Felipe Barbosa
A2: Christofer Souza Valeriano
4° árbitro: Gusthavo Sousa da Silva
Capital
Léo Rodrigues; F. Tavares, Juan Pablo, I. Candiota e Romarinho; Geovane, Sandy e Charles; Judson (David Sousa), Felipe Clemente (Pedrinho) e Rafael Grampola (Roberto Pítio).
Técnico: Édson Porto.
Gols: Não houve.
Cartões amarelos: Geovane e Pedrinho
Cartões vermelhos: Não houve
Brasiliense
M. Brandão; Andrezinho (Ferrugem), Badhuga, Railon e Goduxo; Aldo (Coquinho), Zotti (Bernardo) e Lúcio; Luquinhas, D. Alagoano (Matheus Barbosa) o e Matheus Silva (Aloísio).
Técnico: Celso Teixeira.
Gols: Não houve
Cartões amarelos: Andrezinho, Bernardo, Celso Teixeira
Cartões vermelhos: Não houve