2118 dias, ou seja, quase seis anos, esse foi o tempo em que um time do DF ficou sem vencer na Copa do Brasil. Mas na tarde de quarta-feira de cinzas (2), o Ceilândia venceu o Londrina por 2×0 no Abadião, e carimbou vaga para a segunda fase da Copa do Brasil de 2022.
O Alvinegro candango enfrenta agora o Avaí em jogo único. O Brasiliense, que já havia jogado na semana passada, empatou contra o Humaitá-AC e também se classificou para a segunda fase da competição.
O futebol do DF teve atuações históricas na Copa do Brasil, com o Brasiliense chegando à grande final em 2002 e na semi em 2007, tal como o Gama, que também em 2007 chegou às quartas de final. Mas os tempos atuais não refletem as glórias do passado, já que desde então dois times candangos não avançavam de fase na mesma edição, como aconteceu em 2022.
A última vitória de um candango na Copa do Brasil havia sido em março de 2016, quando o Gama derrotou o América-RN no Bezerrão. De lá para cá, 17 jogos de representantes do Distrito Federal sem um triunfo.
Durante todo esse tempo, o Ceilândia enfrentou o Avaí-SC, seu próximo adversário da Copa do Brasil no mesmo torneio, mas em 2018, quando perdeu por 3×2 ainda na primeira fase. A revanche do Alvinegro será em Santa Catarina, quatro anos depois, em data a ser marcada pela CBF. Já o Jacaré aguarda o vencedor do confronto entre Globo-RN e Internacional-RS.
One thought on “Após quase seis anos, times do DF voltam a vencer na Copa do Brasil”