A seleção feminina de futsal da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) disputará o World Police and Fire Games (WPFG) 2022, em Roterdã, na Holanda. O evento reunirá policiais e bombeiros de 70 países para a disputa de 63 modalidades esportivas entre os dias 22 e 31 de julho.
O DF+ conversou com a coordenadora da equipe, tenente Hellen Oliveira, e com a capitã, segunda sargento Ana Trindade, sobre como está sendo a preparação para participar, pela terceira vez, da competição internacional. A seleção do DF conquistou medalha de bronze nas duas últimas edições do WPFG, em Los Angeles, nos Estados Unidos (2017), e em Chengdu, na China (2019).
“A gente tenta conciliar [os treinamentos e as atividades na corporação] da melhor forma possível, né? Mas é bem complicado, porque [o futsal] é um esporte coletivo e cada policial tem uma escala [de trabalho] diferente. É mais uma barreira a vencer. Os nossos treinos estão sendo à noite para ter o máximo de coro possível”, explicou a coordenadora.
Segundo Hellen, a PMDF deverá liberar a delegação, que será composta por 12 atletas, para a disputa do campeonato. Em contrapartida, ela afirma que, até o momento, os custos envolvendo uniformes, materiais esportivos, viagem, hospedagem e inscrição são de responsabilidade das jogadoras.
De acordo com a gestora, a seleção ainda está sendo formada e qualquer policial militar, oficial e praça que tenha aptidão para jogar futsal e queira integrar a equipe poderá ser avaliada pelo técnico do time, o subtenente Ailton Roriz. Não há limite máximo ou mínimo de idade.
Dedicação e expectativas
Para Ana (foto abaixo), que atua como fixa, o orgulho de representar a Polícia Militar do Distrito Federal em uma competição esportiva internacional e o amor pelo futebol são uma espécie de “combustível”. Ela revelou ao DF+ que, além de treinar com o time quando possível, também busca aperfeiçoar o seu condicionamento físico nos dias de folga.
“Eu treino [com a equipe] nos meus dias de folga e nos dias em que estou de serviço, quando sou liberada a tempo treinar, eu sempre compareço [aos treinos]. Mas eu pratico corrida e musculação em todos os dias que estou de folga”, contou a capitã. Ela fez parte dos elencos que conquistaram medalha de bronze no World Police and Fire Games de 2017 e 2019.
![](http://dfsportsmais.com.br/wp-content/uploads/2022/03/WhatsApp-Image-2022-03-18-at-15.52.44-1024x640.jpeg)
Depois de figurar por duas vezes no top 3 na modalidade futebol feminino no WPFG, a expectativa do time do Distrito Federal para a edição de 2022, segundo a defensora, é ainda mais otimista. De acordo com a Ana Trindade, o grande objetivo para este ano é conquistar a medalha de ouro.
Como o evento será realizado na Europa, a atleta diz acreditar que a competição contará com mais equipes. Conforme avalia a fixa, as seleções a serem batidas são do Canadá, que é tricampeã mundial, e da China, atual campeã dos jogos. Contudo, a brasileira ressalta que a seleção da PMDF vai dar o seu máximo para vencer as principais adversárias, para colocar a capital federal no lugar mais alto do pódio.
Para ganhar ritmo de jogo, a equipe da Polícia Militar deve fazer uma série de amistosos até julho, quando embarca para Roterdã. O primeiro desafio será neste sábado, 19 de março, às 9h, no estacionamento do Parque da Cidade, em Brasília, contra o União Futebol Clube.
Vamos com tudo time.