A tradicional Segunda divisão do Distrito Federal, carinhosamente chamada de Segundinha, deve ser disputada neste ano com um número recorde de clubes. A FFDF havia dado prazo até às 18h desta segunda (6), para as equipes que tivessem interesse de participar se manifestassem, e 14 clubes deram resposta positiva.
E no começo desta noite, já com a lista, a FFDF divulgou quais são os clubes que entraram em contato para disputar a competição:
- BOTAFOGO
- CRUZEIRO
- SAMAMBAIA
- PLANALTINA
- SESP/SAMAMBAENSE
- REAL BRASILIA
- LEGIÃO
- GREVAL
- BRAZLÂNDIA
- CFZ
- ARUC
- SOBRADINHO
- BOLAMENSE
- CEILANDENSE
Equipes de volta
A segundinha de 2022 terá o retorno de equipes tradicionais, que inclusive já foram campeões do torneio, como é o caso do Botafogo-DF e também do CFZ, que já levantaram uma taça cada e ficaram ausentes nos dois últimos anos.
O Real Brasília, antigo Dom Pedro II, pela primeira vez disputará a Segundinha com seu novo nome, já que estava na elite desde 2017 e acabou rebaixado no ano passado ao lado de Sobradinho, outro que estava na Série A há nove anos. O Samambaia, campeão da Segundinha de 2020, ficou um ano na elite e voltou a cair.
O Grêmio Valparaíso volta a disputar a divisão de acesso 21 anos depois da sua última participação. A equipe, que chegou a ser desfiliada da federação, voltou para a disputa do Sub-20, e agora volta para jogar a Segundinha pela terceira vez.
Ausência surpresa
O Formosa, que se profissionalizou em 1999, quando disputou sua primeira Segundinha e se sagrou campeão, ficará de fora de uma competição brasiliense pela primeira vez em 23 anos. A equipe foi rebaixada em 2021, e está passando por uma reestruturação política, já que houve renúncia em todos cargos, do presidente do clube ao presidente do conselho deliberativo. Sem nenhuma liderança, a equipe não está em atividade.
Arbitral da Segundinha
As equipes que entraram em contato com a Federação devem confirmar participação na corte arbitral que acontece nesta quarta-feira (8), às 10h30, no Fausto e Manoel, no Lago Sul.