Mesmo após vencer o Costa Rica-MS por 3×0 no último domingo (17), o Ceilândia não conseguiu se classificar para a segunda fase da série D do Brasileirão. Dessa forma, o time alvinegro encerrou a sua participação em jogos oficiais na temporada 2022, já que não terá outras competições para disputar este ano.
O DFSports+ fez um levantamento com as principais estatísticas do Gato Preto, que encerrou a temporada com um histórica classificação à terceira fase da Copa do Brasil e com o título de vice-campeão candango. Neste ano, o clube realizou 35 jogos, venceu 18, perdeu 12 e empatou cinco, marcando 47 gols e sofrendo 36.
Em 18 partidas disputadas como mandante, o Ceilândia saiu vitorioso em 11, foi derrotado em cinco e terminou com igualdade no placar duas vezes. Fora de casa, o time do Distrito Federal fez 17 jogos, venceu sete, perdeu sete e empatou em três oportunidades.
Com oito gols marcados, o atacante Romarinho foi o artilheiro do time no ano. O atleta transferiu-se para o Brasiliense logo após o término do campeonato candango, em abril.
Recorde na Copa do Brasil e Candangão
O Gato Preto fez história na Copa do Brasil 2022. O alvinegro eliminou times como Avaí e Londrina, das séries A e B, respectivamente, e alcançou uma inédita classificação à terceira fase da competição. O único capaz de parar o clube do DF foi o Botafogo, que desclassificou a equipe comandada pelo técnico Adelson de Almeida.
No campeonato Candango, o Ceilândia fez ótima campanha, mas viu o Brasiliense levantar a taça de campeão e amargou o segundo lugar. Apesar da vice colocação, o clube conquistou uma vaga para disputar a Copa Verde, que não deve ocorrer em 2022, mas, em 2023, por causa do calendário apertado do futebol brasileiro.
Fracasso na série D e calendário 2023
O time alvinegro chegou na última rodada da Série D do Brasileirão com 17 pontos e, para se classificar, precisava vencer o seu jogo e torcer por um tropeço do CEOV Operário, do Mato Grosso, que somava 18 pontos. O Gato Preto fez a lição de casa vencendo o seu confronto e chegou a 20 pontos, mas o rival mato-grossense buscou a vitória por 1 a 0 contra o Iporá, de Goiás, alcançou 21 pontos e carimbou a vaga à segunda fase.
Por ser vice-campeão do Candangão 2022, o Ceilândia também garantiu vaga nas próximas edições da Copa do Brasil e da Série D do Brasileirão. Portanto, em 2023, o alvinegro disputará três campeonatos nacionais.