A participação da Academia Brasília Novos Talentos (BNT) na Copa Nacional de Jaraguá de futebol de base, realizada entre os dias 11 e 16 de julho, em Goiás, foi marcante. Primeiramente, a equipe disputou cinco finais, do Sub-14 ao Sub-18, tendo vencido três delas. Para completar, dois atletas despertaram interesses de Grêmio e Vila Nova.
Na categoria Sub-14, o zagueiro Gabriel Ibson recebeu o convite do tricolor gaúcho para ser avaliado em Porto Alegre. Na categoria acima, a Sub-15, o meio-campista João Victor foi convidado pelo Tigre para realizar um período de testes em Goiânia. Os atletas foram vice-campeões nas suas respectivas categorias.
Em entrevista ao DFSports+, o coordenador técnico da BNT, Gleyton Ariani, explicou como a academia ajudará os jogadores a se prepararem, e falou também sobre o suporte que será fornecido aos jovens, de olho nas avaliações. Segundo ele, ambos devem embarcar até o dia 15 de agosto.
“Nós vamos intensificar o treinamento desses dois atletas [Gabriel e João Victor]”, afirmou. “A gente [academia BNT] dará suporte na questão da passagem também [para as viagens]. Nós damos auxílio financeiro para que esses atletas façam a avaliação nos clubes. Inclusive, eu [Gleyton], pessoalmente, acompanho eles durante esse período de avaliação”, destacou o gestor.
Academia de futebol
Fundada em 2010, a academia BNT é voltada à formação de jovens jogadores, visando a transferência dos mesmos para clubes profissionais. O atacante Lucão do Break, do Guarani, e o meio campista Edinho, do Sub-23 do Fluminense, são exemplos de atletas revelados pelo projeto.
“Procuramos fazer trabalho de alto rendimento, com quatro treinos por semana. Sempre estamos passando conhecimentos para eles [atletas] de como é o caminho para chegar a ser profissional, os obstáculos que vão enfrentar, e orientamos para eles seguirem uma vida de atleta”, explicou Ariani, sobre a atuação da academia de futebol.
Em 2022, a comissão técnica e o elenco da BNT estão representando a categoria Sub-20 do Ceilândia, finalista do Candanguinho. Com a campanha, o Gato Preto garantiu vaga na próxima edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2023.
Copa Nacional
A sede da primeira edição da Copa Nacional foi a cidade de Jaraguá, a cerca de 120 quilômetros de Goiânia. O campeonato reuniu 84 equipes provenientes do Distrito Federal, Goiás e Tocantins, nas categorias de sub-10 a sub-18.
Organizador da competição, o ex-professor de futebol Paulo Henrique confirmou ao DF+ que o evento contou com a presença de mais de 20 observadores de clubes e empresas brasileiras. De acordo com ele, durante a disputa, cerca de 30 jovens atletas foram selecionados para fazerem avaliações em categorias de base.
Confira os resultados das finais:
Sub-10
Arena JK 2×0 Campestre
Sub-11
Sporting 1×1 Set
(Pênaltis: 4×3)
Sub-12
BFA 2 x 0 Fla Palmas
Sub-13
BFA 1 x 3 Vila Nova
Sub-14
Wilson Goiano 3x 0 BNT
Sub-15
Vila 3 x0 BNT
Sub-16
BNT 1 x 0 BFA
Sub-17
BNT 1x 0 Campineira
Sub-18
BNT 1×1 Campestre
(Pênaltis: 5×4)