Uma espera intensa, esperanças renovadas e uma diretoria completamente nova. Nesta segunda-feira (17), o Brasília Basquete encarou a Unifacisa, na cidade paraibana. E o que era para se tornar um conto escrito por outras mãos para o quadradinho, não saiu de puro costume. A partida inicial da temporada 2022/2023 do NBB, para os brasilienses, marcou a estreia oficial dos reforços, o novo treinador e a primeira derrota: 84 x 71.
O próximo confronto do Brasília será na quarta-feira (19/10), às 20h, contra o Fortaleza Basquete, na casa deles, – o time perdeu para o Cerrado um pouco mais tarde -.
O Brasília fraquejou nos quartos iniciais e não conseguiram entregar a vitória. “O primeiro período foi o pior, acho que a ansiedade tem muito a ver. A gente errou várias vezes, muito mais que nos amistosos”, lamenta Arthur.
O jogo
O jogo começou agressivo e muito páreo em aproveitamento. Unifacisa na frente, Brasília até conseguiu o empate, mas Antonio deixou claro que não deixaria fácil para o Distrito Federal tirar a vitória deles. Dessa maneira, o clube da paraíba ampliou devido a forma como todos estavam conectados. A bola passava de mão em mão e a finalização era descritiva e criteriosa: 28 x 19
No segundo quarto, era possível perceber que o Brasília não estava jogando mal, apenas não mantinha no nível de rapidez da Unifacisa. Por isso, a vantagem do time de Campina Grande aumentou para 11 pontos. Depois do tempo pedido pelo técnico César Máxim, nada pareceu mudar para a equipe de Dedé: 45 x 39.
“Nós sabemos que eles jogam em peso. Antonio está muito bem, mas vamos ajeitar para não perder mais pontos”, disse Gemadinha, antes do intervalo. Mas parece que não foi tão fácil assim consertar os erros. O time do DF continuou com a mesma diferença. Unifacisa começou a ter momentos ruins e o Brasília tirou proveito disso, com ajuda de Lessa. Porém, o time rival se reergueu e fechou com tudo, faltando 10 segundos uma cesta perfeita de Jimmy: 66 x 53.
O Brasília entrou para o último quarto um pouco melhor. Em diversos momentos os unifacisanos estavam deixando jogadores livres principalmente no corner, e acabaram deixando de presente muitas oportunidades de arremessos. Mas o Brasília, sempre que sobe o morro, caí. A ampliação voltou rapidamente e o time ficou desnorteado. Tendo a parada final de seu trajeto com o primeiro jogo e primeira derrota: 84 x 71.