O piloto brasiliense Gabriel Koenigkan conquistou a medalha de prata nos Jogos Mundiais de Automobilismo disputados na França de 26 a 30 de outubro. Na corrida decisiva da categoria karting Sprint Junior, realizada neste domingo (30), o brasileiro cruzou a linha de chegada na 4ª posição, mas contou com punição para dois adversários ficando, então, com a segunda colocação.
O fim de semana foi muito bom para Koenigkan que foi bem em todas as baterias classificatórias, conquistando 2º, 1º e 3º lugar. Com esses resultados, o brasiliense ficou com a pole position para a corrida das medalhas.
A Corrida
Largando da primeira posição, Koenigkan logo foi pressionado pelo peruano Andreas Cardenas, que saltou da 3º para o segundo lugar na largada. Durante toda a bateria final, os 5 primeiros correram muito próximos.
Após liderar metade das 26 voltas da prova, o brasileiro não resistiu e chegou a cair para a quinta posição, enquanto o francês Jules Caranta assumiu a liderança. Koenigkan ainda conseguiu recuperar uma posição fechando a prova em 4º.
Caranta cruzou a linha de chegada em primeiro, mas sofreu uma punição e teve 5 segundos acrescidos ao seu tempo final. A mesma punição foi aplicada ao piloto da Estônia, Mark Dubnitski, que perdeu a medalha de bronze.
Com isso, o Peru ficou com a medalha de ouro, o Brasil com a prata e a Dinamarca com o bronze.
Pedro Clerot e Raphael Reis
Os outros dois pilotos brasilienses que representaram o Brasil não conseguiram chegar ao pódio.
Pedro Clerot largou na 4ª colocação na Formula 4. Porém, um toque na largada da prova danificou o carro do brasileiro que terminou na 7ª posição.
Raphael Reis teve problema na corrida de classificação da categoria Turismo. Após largar em 16º, Reis chegou a estar na 9ª posição. Mas, um toque na última volta acabou furando o pneu dianteiro, obrigando o brasiliense a abandonar a prova antes da bandeirada final.
A próxima edição dos Jogos Mundiais de Automobilismo será em 2024 em Valencia, na Espanha.