Na manhã desta quinta-feira (8), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou quem serão os 22 jogadores que vestirão a amarelinha no Sul-Americano Sub-20, que acontece entre 19 de janeiro e 12 de fevereiro do ano que vem, na Colômbia.
Dentre os convocados estão três atletas que nasceram no Distrito Federal, mas saíram daqui muito cedo. Hoje eles são destaques de seus clubes e buscam ganhar ainda mais experiência representando o Brasil na competição.
Robert Renan – Corinthians
Nascido em 11 de outubro de 2003, em Ceilândia, Robert tem 19 anos e é o mais velho entre os candangos da lista. Logo cedo o zagueiro foi para São Paulo tentar a carreira como jogador, e se destacou atuando pelo Novorizontino.
Em 2019, com 16 anos, foi contratado pelo Corinthians para o time sub-17. Dois anos depois já estava representando o Timão no sub-20 e sendo convocado para a Seleção Brasileira Sub-18.
Nesse ano, foi titular na Copinha, e chegou a treinar com os profissionais comandados por Vítor Pereira. O zagueiro renovou seu contrato com o Corinthians até o fim de 2024.
Endrick – Palmeiras
O nome mais conhecido da lista, Endrick, de 16 anos, teve o ano de ouro carimbado com a convocação para o Sul-Americano Sub-20. Nascido em Taguatinga, passou a infância em Valparaíso, no Entorno do DF, e desde cedo chamou a atenção por marcar muitos gols em campeonatos infantis e dar dribles desconcertantes nos adversários.
Alguns anos se passaram e, ainda com pouca idade, Endrick já é tratado como uma das maiores revelações do futebol brasileiro. O atacante chegou ao Palmeiras com apenas 11 anos e se tornou o primeiro atleta a conquistar um título pelo clube em todas as categorias (sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-20 e profissional).
Além disso, Endrick foi o atleta mais jovem a estrear pelo Porco, com 16 anos, dois meses e 15 dias, e também o mais novo a marcar um gol no profissional, com 16 anos, três meses e quatro dias.
Foi na Copinha deste ano que todo o Brasil passou a acompanhar o talento do jovem. Ele chegou a marcar um hattrick e, além de levantar a taça de campeão, foi eleito o craque do torneio e o autor do gol mais bonito. As ótimas atuações fizeram com que o técnico do time principal, Abel Ferreira, o levasse para a disputa do Mundial de Clubes Fifa no começo deste ano.
O atleta já foi integrado ao time principal do Palmeiras e chegou a disputar o Brasileirão 2022. O Porco foi campeão antecipado, e o técnico português começou a colocar o menino para ganhar tempo de jogo com os mais experientes. Ao total, foram sete partidas e três gols anotados.
O jovem nascido no DF está em negociação com o Real Madrid. Caso acerte, só poderá se transferir em julho de 2024, quando completa 18 anos. Se concretizada, a venda de 72 milhões de euros será a maior da história do Palmeiras, superando os 32,7 milhões de euros pagos pelo Manchester City para contratar Gabriel Jesus.
Ângelo – Santos
Natural de Brasília, Ângelo joga como atacante e está prestes a completar 18 anos. Subiu para o profissional do Santos em 2020, e em 2021 foi citado na lista do renomado jornal The Guardian, da Inglaterra, como uma das 60 promessas do futebol mundial.
O atacante entrou para a história no ano passado, quando se tornou o atleta mais novo a marcar um gol na Libertadores, com 16 anos, quatro meses e 16 dias. Também é o segundo atleta mais novo a estrear pelo Santos, ultrapassando Pelé e ficando atrás apenas de Coutinho.
Neste ano, o Santos recebeu uma proposta de 20 milhões de euros do Newcastle, que joga a Premier League, pelo garoto, mas recusou. O atacante tem vínculo com a equipe paulista até dezembro de 2024, e o acordo prevê a possibilidade de prorrogação do encerramento para 2026.