Brasília Basquete assusta líder Franca, mas sai derrotado
Jogando no ginásio Pedrocão na cidade de Franca, o Brasília Basquete encarou o líder e invicto Franca pelo NBB 2022/2023. Depois de sair perdendo na primeira metade da partida, o ET se recuperou na segunda parte e com um último período eletrizante, quase tira a invencibilidade do adversário. Mas ao final a equipe paulista se recuperou e com pontos decisivos de David Jackson conseguiu mais uma vitória pelo placar de 99 a 94.
Fisher, Sheuer, Dos Santos, Du Sommer e Gemadinha foram os atletas escolhidos pelo técnico Dedé Santana para iniciar a partida. O jogo começou com o Franca se impondo e abrindo vantagem no placar, enquanto a bola do Brasília Basquete demorou a cair: Somente aos dois minutos e trinta segundos de bola quicando é que o ET conseguiu marcar sua primeira cesta, quando o placar já estava 4×0 para o time da casa. Com a regularidade habitual e apoio vindo das arquibancadas, o Franca fechou o primeiro quarto em vantagem pelo placar de 29 a 16.
O patamar não mudou muito no segundo quarto. Errando bastante no ataque e com a defesa sofrendo com o poderoso ataque paulista, o Franca ampliou a vantagem que já tinha obtido no primeiro quarto e foi para o intervalo vencendo o jogo por 51 a 32.
O ET voltou mais motivado no terceiro quarto, acertando a mão e conseguindo melhorar a sua pontuação. Mesmo assim o Franca continuava bem, a briga foi literalmente “franca” e o Brasília conseguiu diminuir a vantagem do adversário de 19 para 16 pontos. O time paulista foi para o último quarto com o placar a seu favor em 74 a 58.
Pelo jeito, o Franca voltou mais relaxado no último quarto, enquanto o Brasília voltou ligado nos 220 volts. O ET literalmente “colocou na roda” o time paulista marcando nada menos que 36 pontos, levando o técnico Helinho do líder do NBB à loucura. Faltando dois minutos para o fim do jogo, o placar marcava 88 a 86 para o Franca, obrigando o treinador paulista a parar o jogo e cobrar empenho de seus comandados. A estratégia deu certo, e usando a experiência, o Franca conseguiu afastar a zebra e vencer por 99 a 94.
Na próxima rodada, o Brasília Basquete recebe o Pato Basquete-PR no ginásio Nilson Nelson. A partida está marcada para o dia 3 de janeiro.