Atletas de Brasília se destacam em competições nacionais de Vela

Foto: Divulgação

O 51º Campeonato Brasileiro Interclubes da Classe Optimist, realizado pelo Iate Clube de Brasília nas águas do Lago Paranoá, entre os dias 8 e 15 de janeiro, consagrou mais uma atleta prata da casa. Vitória Viegas, que representou o Iate na competição, ficou em primeiro lugar no feminino, conquistando o título de Campeã Brasileira Feminino da Classe Optimist.

Na classificação geral, ranking entre atletas masculinos e femininos, Vitória ficou em 5º lugar, em uma competição que contou com 149 velejadores de 15 clubes do DF, PE, RJ, SC, BA, RS, SP, ES e PR.

“Eu acho que o mais importante desse campeonato inteiro foi não desistir, não achar que o campeonato já estava ganho ou achar que estava tudo perdido”, destacou Vitória ao falar sobre a emoção de ser campeão em casa.

Esta foi a quarta vez em que o Iate Clube de Brasília é a sede do 51º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, o principal evento da base da vela no Brasil, que já revelou atletas campeões olímpicos. O Campeonato é o primeiro evento seletivo para formar a Seleção Brasileira que representará o país nos campeonatos internacionais da classe.

A Classe Optimist é uma das mais praticadas na vela mundial, por ser uma categoria de introdução à modalidade. O barco de 2,34m é fácil de tocar e oferece segurança para a garotada, de 7 a 15 anos, aprender as principais funções de um monotipo. Além de ser um barco de iniciação à vela e de excelente custo-benefício, o formato impede velocidades elevadas.

Atleta de Brasília é bicampeão brasileiro de Laser na classe ILCA 6

Já o atleta Andrey Godoy foi bicampeão brasileiro de Laser, também neste domingo (15), da Classe ILCA 6. Foram dez regatas e Andrey só precisou participar de nove, pois foi campeão com antecedência. O atleta também é bicampeão da ILCA 4. “Eu já ganhei dois campeonatos brasileiros de ILCA 4 e agora 2 de ILCA 6, vamos ter um tetra aí se juntarmos os dois títulos de cada categoria”, brincou o atleta.

Segundo ele, a experiência e o apoio do Iate Clube de Brasília e do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), foram fundamentais para a conquista. “É uma raia que eu já velejei bastante e tenho um certo conhecimento. Foi uma soma de tudo, da minha experiência e meu conhecimento da raia, juntamente com o apoio do Iate Clube de Brasília e do CBC, que me proporcionaram um barco novo, equipamentos novos, e isso fez toda a diferença. O meu barco era um dos mais rápidos na água e eu sempre largava muito bem, aí eu conseguia ter uma regata à frente da média do campeonato”, destacou o atleta campeão.

A competição, realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 15 de janeiro, contou com a participação de 90 atletas de vários clubes e estados do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *