O difícil recomeço do Real Brasília

Foto: Julio CS

Antigo clube chamado Dom Pedro, o Real Brasília surgiu em 2016 como uma das equipes que entrariam no circuito dos grandes times de Brasília, a fim de rivalizar com o trio Gama-Brasiliense-Ceilândia. Afinal, que clube da capital federal conta com seu próprio CT, estádio, categorias de base, feminino e estrutura financeira à disposição?

O Leão do Planalto vinha numa crescente em competições locais. No primeiro ano na elite, em 2018, se classificou às oitavas de final e terminou na quinta posição. No ano seguinte, classificação à semifinal e quarto lugar garantido. Repetiu a façanha em 2020 e subiu mais uma posição (3º), e teve a oportunidade de disputar uma Copa do Brasil pela primeira vez em sua história (graças à vaga extra aberta pelo Brasiliense pela conquista da Copa Verde), enfrentando o América-RN (derrota por 2×0).

Entretanto, em 2021, o Real Brasília fez uma campanha ruim e caiu para a Segunda Divisão. O “vexame” mudou a cabeça de seu presidente, Luiz Felipe Belmonte, que decidiu priorizar os recursos na equipe feminina.

As Leoas do Planalto conquistaram títulos candangos e o acesso à primeira divisão nacional enfrentando os maiores clubes do Brasil e se destacando na competição. A base, com um projeto que começa desde a escolinha, a partir de 6 anos, também conquistou várias taças.

No ano passado, o Leão do Planalto montou uma boa equipe para a disputa da divisão de acesso, e conseguiu voltar a disputar a elite em 2023. Porém, o time que foi vice-campeão da Segundinha acabou sendo desmontado para este ano. Da equipe titular apenas o goleiro Wendell, o lateral direito Caio Mendes e o zagueiro Maycon Palacio permaneceram para o Candangão. Os demais destaques rumaram para outras equipes, como o zagueiro Eduardo José, os volante Werick e Geovane, o meia Filipe Cirne (todos para o Ceilândia), além dos atacantes Romarinho (Samambaia) e Ian Carlos (Brasília). O técnico Luiz Carlos Sousa também foi na “barca”.

Os planos do Leão para 2023 foram muito mais modestos, e o foco para esta temporada é seguir valorizando a base e a equipe feminina, que disputa o Brasileirão e a Supercopa, além do Candangão. Para o profissional masculino, a equipe terá garotos que subiram da base, além de alguns atletas experientes contratados para mesclar com a garotada. Destaque para o volante Tiago Ulisses, conhecido no futebol goiano pelas atuações no Aparecidense-GO, e os atacantes Gustavo Brinquedo e Uéderson. O técnico também foi uma escolha “caseira”: Gérson Ramos, ex-técnico da equipe Sub-20 terá sua primeira oportunidade de dirigir uma equipe profissional da primeira divisão à frente do Leão. Confira abaixo o elenco do Real Brasília para a temporada 2023:

ELENCO

  • Goleiros: Wendell, Pedro, Gabriel Dantas e Gabriel Reis;
  • Zagueiros: Hyago, Josué, Maycon Palacio, Felipe Vô, Davi Silva e Dantol;
  • Laterais: Gabriel Oliveira, Caio Mendes, Gabriel Lima e Rafinha;
  • Volantes: Tiago Ulisses, Igor Feijão, Bruninho, Obina, Matheus Ayub e Rahuan;
  • Meias: Guilherme Costa, Maxwell, Juan, Arthur e Wagner;
  • Atacantes: Uéderson, Marcos Paulo, Luquinha, Matheus Jesus, Gustavo Brinquedo, João Eric e Kennedy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *