Arbitragem realiza pré-temporada para o Candangão 2023

O Candangão 2023 começará neste sábado (28) e não é segredo para ninguém que todas as equipes envolvidas estão finalizando a preparação técnica para fazer bonito na competição. Mas engana-se quem acha que somente os clubes fazem preparação: assim como os times, a arbitragem também entrou na “pré-temporada” a fim de também fazer um bom trabalho.
A preparação da arbitragem teve início na última terça-feira (17) com a palestra de abertura e a reunião de apresentação. No dia seguinte, todos fizeram avaliação física e em seguida foram três dias seguidos de “reciclagem”, incluindo temas arbitrais e dinâmica de jogo. As atividades foram conduzidas por um instrutor indicado pela CBF.
Para este ano, aproximadamente 60 profissionais se apresentaram para atuar nas diversas competições promovidas pela FFDF, iniciando no próximo dia 28 com o Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão. Todos os profissionais estão habilitados e em condições físicas e técnicas para atuarem no Candangão. Entre eles, os árbitros do quadro internacional FIFA, Sávio Sampaio e Leila Cruz. A assistente Leila Cruz, inclusive, será uma das representantes da América do Sul na Copa do Mundo Feminina FIFA Austrália/ Nova Zelândia.
Apesar de críticas por parte de dirigentes e torcedores, o quadro de arbitragem do Distrito Federal pode ser incluída no hall das melhores do País. Sete árbitros locais fazem parte do quadro da CBF: Leandro Almeida, Luiz Paulo Aniceto, Maguielson Lima, Marcello Rudá, Matheus Moraes, Rafael Diniz e Rodrigo Raposo; E um único FIFA, que é Sávio Sampaio.
Entre os assistentes, a arbitragem do Distrito Federal possui 13 nomes que também fazem parte do quadro da CBF: São eles, Lucas Guerra, Cássia França, Ciro Chaban, Daniel Henrique, David Sousa, José Reinaldo, Kimberlyn Moraes, Kleber Alves, Lehi Sousa, Lucas Modesto, Marconi Souza, Milton Alves e Renato Gomes. A assistente Leila Cruz é a única que integra o quadro da FIFA.
O Presidente da CDAF (Comissão Distrital de Arbitragem de Futebol), Marrubson Melo, comentou sobre a preparação da arbitragem e que espera uma temporada bastante disputada:
“É um trabalho que o grupo de árbitros está desenvolvendo desde o encerramento da temporada de 2022. Todo o quadro foi orientado a manter trabalhos físicos a fim de se apresentarem para a temporada 2023 em condições compatíveis com o que se aguarda, em níveis de exigências físicas, para este início de ano. E com o passar das semanas, chegarmos no melhor da preparação física. Esta junta-se a preparação técnica, cuja a retomada dos trabalhos se deu no dia 17 último, com atividades práticas de campo – jogos treinos, jogos amistosos e jogadas simuladas – e aprofundamento no entendimento teórico das Regras do Jogo, onde árbitros e assistentes se mostraram muito bem preparados, e acima de tudo, motivados para uma temporada que promete ser uma das mais disputadas até então”
Acompanhe abaixo os jogos que terão arbitragem local. A escala normalmente é divulgada dois dias antes da partida que inicia a rodada:
28/01 (Sábado)
- Santa Maria x Paranoá (Estádio Serra do Lago, Luziânia-GO, 10:30h);
29/01 (Domingo)
- Capital x Samambaia (Estádio JK, Paranoá, 10h);
- Gama x Taguatinga (Estádio Ciro Machado (Defelê), Vila Planalto, 15h);
- Brasília x Real Brasília (Estádio Serejão, Taguatinga, 15:30h);
- Ceilândia x Brasiliense (Estádio Abadião, Ceilândia, 15:45).