Mané Garrincha recebe hoje mais uma decisão da Supercopa com novidades no VAR

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Palmeiras e Flamengo voltam a decidir a Supercopa do Brasil na tarde deste sábado (28), a partir das 16h30, na Arena BRB Mané Garrincha. Palco de Copa Mundo e Jogos Olímpicos, essa será a terceira que o estádio recebe o duelo entre o campeão do Brasileirão e o vencedor da Copa do Brasil. E, neste ano, terá também novidades do VAR estreando no estádio.

Duas curiosidade sobre o torneio: a primeira é que o Flamengo esteve presente em todas as finais do torneio recriado a partir de 2020 e a segunda, que o campeão do Brasileirão triunfou sobre o da Copa do Brasil nas finais, exceto em 2022, pois o Atlético-MG venceu os dois torneios e disputou a decisão da Supercopa contra o vice do Brasileirão, o Flamengo.

Nas duas primeiras edições disputadas em Brasília, o Flamengo saiu com o título. Em 2020, a final foi rubro-negra e os cariocas saíram com a vitória por 3 a 0 contra o Athletico Paranaense.

No ano seguinte, a decisão teve os mesmos finalistas deste ano, mas em posições invertidas. Naquela ocasião, o Flamengo era o atual campeão do Brasileirão e o Palmeiras da Copa do Brasil. O título rubro-negro saiu nos pênaltis após empate em 2 a 2 no tempo normal.

Em 2022, em razão dos critérios de não liberação de público nos estádios no Distrito Federal devido à COVID-19, a decisão foi para Cuiabá-MT, e Galo venceu o time da Gávea nos pênaltis.

As novidades do VAR ficam por conta das novas linhas de impedimento que, agora mais grossas quando se sobrepõem, tendem a favorecer o ataque, assim como acontece na Liga Inglesa, e a exibição dos lances em revisão no telão do estádio em tempo real. O objetivo é testar a inovação e proporcionar maior transparência às decisões para quem assiste ao jogo.

Palmeiras

O atual campeão brasileiro aposta na manutenção do trabalho que vem já sendo conduzido por Abel Ferreira há alguns anos. Apesar da perda de dois titulares, Scarpa e Danilo, a equipe não fez grandes contratações para a temporada e confia na base e entrosamento para chegar ao título.

Flamengo

Com técnico novo, o português Vitor Pereira, o Flamengo também tem novidades no time após as saídas de Rodinei e João Gomes. A equipe carioca, que também se prepara para a disputa do Mundial, tem no ataque seu ponto forte com Arrascaeta, Pedro e Gabigol em busca de mais uma taça.

Ficha técnica

Palmeiras x Flamengo
Supercopa do Brasil, Final, 16h30
Arena BRB Mané Garrincha, Brasília-DF

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Bruno Raphael Pires (Fifa-GO)
Quarto árbitro: Sávio Pereira Sampaio (Fifa-DF)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

Palmeiras (provável)

Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Endrick.
Técnico: Abel Ferreira

Flamengo (provável)

Santos; Varela, David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro.
Técnico: Vitor Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *