Com um formato um pouco diferente do ano passado, o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Série A2 (espécie de Segunda Divisão) terá início em março. Com tradição no cenário nacional, o Distrito Federal não está fora da disputa. O Minas Icesp, atual campeão candango, é o representante da capital do país na competição. As meninas não perderam tempo e se apresentaram no último sábado (17) para iniciarem os treinamentos rumo ao acesso para a Série A1, em 2019.
Com um plantel bastante recheado, o Minas Icesp deu o pontapé inicial no campo do Minas Brasília Tênis Clube. Ao todo, 26 jogadoras terão a missão de colocar o nome do Distrito Federal no mais alto patamar da modalidade no Brasil. Entre as atletas, uma se destaca pelo currículo que possui. Victória Albuquerque é nada mais, nada menos, que a camisa 10 da seleção brasileira que acabou de conquistar o título do Sul-Americano Sub-20.
“Eu acho que conquistei tudo isso com o trabalho realizado no Minas Icesp. Então, eu tenho como meta elevar o nome do time e de Brasília. Acho que posso ajudar muito, trazendo as experiências para as demais meninas. É legal ser um espelho positivo para as companheiras”, destaca Victória.
Ela acredita no conjunto do grupo para chegar à elite do futebol feminino. “Literalmente as chances são muito reais. Temos um elenco muito qualificado e um trabalho bem feito pela Nayeri e a Nayara (gestoras da equipe). Por isso creio que podemos sim levar nossa cidade para a Primeira Divisão e vamos lutar por isso”, promete Victória.
Nayeri Albuquerque, diretora do Minas Icesp, coloca como meta a ascensão do seu elenco. “Desde que começamos o projeto aqui, sempre almejamos patamares sempre mais altos, com dedicação e bastante trabalho. Conseguimos muitas conquistas, mas é claro que não podemos deixar de sonhar com o Campeonato Brasileiro da Série A1. E já que temos a oportunidade, vamos atrás do objetivo”, comentou.
Oponentes de peso
No começo deste mês, o Minas Icesp conheceu suas adversárias da Fase Preliminar da competição nacional. Apenas quem passar, terá o direito de entrar na etapa de grupos e, definitivamente entrar na briga pelo acesso. De acordo com publicação oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), organizadora do campeonato, as brasilienses enfrentam o Canindé-SE, atual campeão daquele estado. O confronto está pré-marcado para 24, 25 ou 26/03, em local e horário a definir.
Veja a lista completa de atletas do Minas Icesp para a disputa da competição:
GOLEIRAS: Kris e Daiane;
ZAGUEIRAS: Andiara, Kaká, Luyara, Aline e Bia;
LATERAIS: Laine, Ana Keyla, Suzana, Midi, Nat e Marcela;
VOLANTES: Drica, Jéssica, Eliúde e Thuanne;
MEIAS: Robinha, Camila Pini, Victória Albuquerque, Geo e Cátia Cilene;
ATACANTES: Barbrinha, Novinha, Thayná e Dani;
TÉCNICO: Singol Santos.
Por Haland Guilarde