Um olho no Peixe e outro no Gato! Ceilândia e Santos estreiam na Copa do Brasil
Embalados, Ceilândia e Santos se enfrentam nesta quinta-feira (23) à noite pela primeira fase do Copa do Brasil. A partida que será disputada no Estádio Serejão, às 20h, terá apenas a presença de torcedores santistas, conforme informado aqui pelo DF Esportes. Quem avançar, enfrenta o vencedor de Iguatu (CE) e América (RN) na próxima fase.
A questão envolvendo as torcidas é um fato curioso para o duelo, uma vez que o Santos, punido por uma invasão de campo de torcedor e agressão ao goleiro Cássio em jogo contra o Corinthians em 2022, terá portões fechados na Vila Belmiro por mais dois jogos, mas contará com seus admiradores com torcida única no DF.
Este será o primeiro confronto entre os dois alvinegros. De acordo com o site acervosantosfc.com.br, o time do litoral paulista já disputou 16 jogos contra equipes do DF, incluindo duas partidas contra uma Seleção de Brasília em 1967. O primeiro duelo entre clubes foi em 1973, quando o Santos enfrentou o CEUB. Ao todo, foram seis vitórias santistas, sete empates e três triunfos candangos.
O Ceilândia disputa a Copa do Brasil pela 7ª vez. A primeira foi em 2006 e, a última, em 2022, quando alcançou sua melhor campanha. Após eliminar o Londrina-PR em casa, com vitória por 2 a 0, e Avaí-SC fora com, nova vitória, dessa vez por 2 a 1, o Gato Preto chegou até a terceira fase da competição, sendo eliminado pelo Botafogo-RJ.
Os ingressos para o jogo estão à venda somente pela internet e podem ser adquiridos pelos torcedores do Santos no site Bilheteria Digital. Os valores variam de R$ 50,00 (meia) a R$ 150,00.
Ceilândia
O Gato Preto vem em boa fase na temporada 2023. O time não perde há cinco jogos e está na zona de classificação para a fase semifinal do Candangão decorridas cinco rodadas. Além disso, conquistou no último sábado a vaga para as oitavas de final da Copa Verde ao vencer o Rio Branco-ES.
Dois jogadores seguem fora por lesão: Matheus Kayser e Giovani. Dogão, que saiu com dores no tornozelo do jogo contra o time capixaba, está recuperado. Alípio e Gleissinho voltam a ficar à disposição. A tendência é que o técnico Adelson de Almeida inicie o jogo com a mesma formação que derrotou o Rio Branco.
Santos-SP
Após início ruim no Paulistão e até flertar com a zona de rebaixamento do estadual, o Peixe se recuperou na última rodada com goelada diante da Portuguesa e grande atuação de Lucas Lima e Marcos Leonardo. O time, que conta com o jovem atacante brasiliense Ângelo, voltou a sonhar com classificação para as quartas de final do torneio.
Ao final do jogo do último domingo, o técnico Odair Hellmann indicou que deve atuar com time completo diante do Ceilândia visando buscar melhor entrosamento para o time titular. Um desfalque, porém, é certo. O volante Sandry sofreu fratura nasal e maxilar contra a Lusa e fica fora do time sem prazo estipulado para voltar.
Ficha Técnica
CEILÂNDIA X SANTOS-SP
Copa do Brasil, primeira fase, jogo único
Estádio Serejão, Taguatinga – 23/02, 20h
Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA-SC)
Assistente 1: Kleber Lucio Gil (SC)
Assistente 2: Thiaggo Americano Labes (SC)
4º árbitro: Marcello Rudá (DF)
Provável Ceilândia
Henrique Marchesan; Wisley, Euller, João Afonso e Everaldo; Werick, Geovane, Dogão (Filipe Cirne); Milla, João de Deus e Gabriel.
Técnico: Adelson de Almeida
Provável Santos
João Paulo; João Lucas, Joaquim, Maicon e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández, Dodi, Lucas Lima; Ângelo, Marcos Leonardo e Mendoza.
Técnico: Odair Hellmann