Déjà-vu: Capital bate na trave e fica sem calendário nacional mais uma vez

Foto: Maria Virgínia Pantuzzo

Pelo segundo ano seguido, o Capital Clube de Futebol chegou nas semifinais do Candangão BRB. Em 2022, no modelo de quadrangular semifinal, o tricolor ficou na terceira colocação, a melhor de sua história. Para 2023, investiu ainda mais alto para avançar à finalíssima do Candangão e garantir vaga nos torneios nacionais.

Porém, a equipe ficou mais uma vez no quase e parou no Brasiliense, que vem tendo uma hegemonia no futebol candango. O Coruja investiu ainda mais na estrutura do seu Estádio JK, na base e também no futebol feminino. O planejamento para 2023 começou muito cedo, ainda no primeiro semestre de 2022. Apesar disso, o resultado final no futebol nem sempre é o esperado.

Pós-Natal, o Capital já apresentou seu elenco completo para o Candangão com o velho conhecido Rogério Mancini. Além dele, o time contratou nomes de peso como o goleiro Felipe, ex-Corinthians, o zagueiro Kadu, ex-Chapecoense e o atacante Manoel, campeão da Série D pelo Altos-PI. A equipe venceu amistosos contra Goiânia, Paranoá e Ceilândia, mas foi derrotado por 4 a 1 para a Patrocinense-MG. Apesar do saldo positivo na pré-temporada, o estilo de jogo do time ainda era uma incógnita para o Candangão.

Candangão

No Candangão 2023, o Capital entrou mais uma vez como um dos favoritos pelo elenco montado. Porém, já na estreia em casa, o Mancha Azul foi surpreendido pelo Doguinho e sofreu uma virada diante de um bom público, de cerca de 2 mil pessoas. Na rodada seguinte, o Capital teve um duelo contra o TEC, cotado para o rebaixamento. Apesar de ter um elenco bem superior ao do Taguatinga, o Capital venceu pelo placar magro de 1 a 0, com gol de Wisman.

Na terceira rodada, o Capital jogou em casa contra o atual campeão Brasiliense. O jogo truncado e decisivo terminou em 0 a 0. Na quarta rodada, o Capital precisava de uma vitória em cima do Real para entrar no G4. O time até saiu na frente com Manoel, mas viu Serginho Paulista ser expulso e o time sofrer a virada. A derrota foi o fim da linha para Rogério Mancini.

O Capital agiu rápido e contratou Celso Teixeira, que foi campeão com o Brasiliense em 2022. Ele abandonou o Itabaiana e chegou com a difícil missão de reerguer o Capital. Sua estreia foi no clássico contra o Paranoá, onde o time saiu na frente, só que tomou o empate. Apesar da expulsão de Celso na estreia, o time já apresentava melhoras.

Contra o Santa Maria no Serra do Lago, o Capital fez um dos jogos mais emocionantes do Campeonato. O Coruja sofreu dois gols de Américo com 11 minutos de jogo, e o sonho do G4 parecia distante. Porém, o time contou com uma falha do goleiro da Águia e voltou para a partida. No intervalo, o jovem Leozynho saiu do banco e marcou dois gols com assistências de Manoel e protagonizou a primeira virada do Capital no Campeonato, que fez a equipe se manter na briga pelas semis.

Pela sétima rodada, o Capital enfrentou o quase rebaixado Brasília. A equipe venceu bem, por 3 a 1, e já voltou todos os esforços para a partida contra o Ceilândia, que estava logo atrás, na quinta posição. O jogo com clima de decisão teve confusão dos dois técnicos que foram expulsos. Em campo, o Capital conseguiu vitória magra com gol de Roger Gaúcho.

Contra o Gama, a semana foi polêmica a respeito da torcida única. Na última rodada, foi descoberto que o laudo da PM proibia presença de torcida visitante. O jogo foi tenso do início ao fim, e com mais uma atuação sensacional de Luan, o Capital chegou a cinco jogos invicto e avançou para a sonhada semifinal.

O Capital teve pela frente o Brasiliense, que mais uma vez foi seu algoz. O Jacaré jogou com o regulamento debaixo do braço no jogo de ida e surpreendeu o time da casa com um 2 a 0. Na volta, o Tricolor precisava de três gols de diferença, mas acabou sofrendo mais um, 1 a 0, fora da final e sem chance de calendário nacional para 2024, já que terminou na quarta colocação.

Saldo final

Alguns jogadores de renome que já haviam sido destaque por onde passaram, acabaram não rendendo. Porém, outros como Luan, um dos melhores goleiros do Campeonato, Toninho, Leozynho e Manoel são jogadores que saem com muito crédito pelas boas atuações.

O trabalho foi bem feito, mas o Capital, no ano que vem, pode se aproveitar mais das joias da sua forte base, como o atacante Leozynho, que foi o artilheiro do time. Apesar da não classificação, o Capital mostrou mais uma vez que pode brigar entre os grandes e quer conquistar seu espaço no futebol candango. O fato de ser detentor da maior média de público nas arquibancadas é um fator que mostra que o Capital promete vir forte para 2024.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *