Com peças de elenco campeão, Real Brasília rejeita status de favorito
Bicampeão de Juniores (2017 e 2021) e vice de 2019, o Real Brasília, desde que surgiu, tradicionalmente forma grandes equipes para a competição estadual Sub-20. Na temporada passada, porém, o resultado foi aquém do esperado. O time foi eliminado pelo Planaltina nas quartas de final e ficou fora da Copa São Paulo. Mas a virada ocorreu durante o Candangão deste ano. O clube apostou na garotada e foi premiado com o seu primeiro título candango dos profissionais, em final eletrizante contra o Brasiliense.
Para esta temporada, o clube decidiu que era hora de uma mudança na comissão técnica. E o nome escolhido foi o de Paulo Giovani Ramos, ou Dedê Ramos. Gaúcho de Uruguaiana, Dedê começou sua carreira no extinto ULBRA-RS, e depois rodou Brasil afora por clubes grandes, como São Caetano-SP, Ponte Preta-SP, Bragantino-SP e Oeste-SP. Chegou ao DF em 2014 para defender o Brasiliense, e daqui não saiu mais. Atuou por Brasília, Luziânia, Sobradinho, Real Brasília e ARUC. Exerceu o cargo de auxiliar técnico dos Juniores em 2021, e estava na equipe feminina. Ano passado, foi técnico da equipe sub-15 durante o Campeonato Candango, quando foi campeão da categoria, batendo o Paranoá na final.
O elenco do Real Brasília para esta temporada é composto por 33 atletas, a grande maioria nascidos entre os anos 2005 e 2006 e oriundos de Brasília. O grupo começou os treinamentos há 26 dias, e realiza atividades todos os dias em período único, em seu CT, no Park Way. Somente seis atletas ficam alojados nas dependências do clube, que mandará seus jogos no estádio Ciro Machado, o Defelê, na Vila Planalto. Boa parte da equipe que disputará o Candanguinho participou do elenco que disputou e ganhou o Candangão deste ano, como o goleiro Gabriel Reis, o zagueiro Davi Silva, o lateral Raphinha, os meias Matheus e Pedro Ayub, e o atacante Kennedy. Como reforços chegaram o meia Gabriel Marques (Gabigol, Ceilândia) e os atacantes Lucas Diniz (Gama) e Lucas Andrey (União Suzano-SP). Entretanto, o time perdeu alguns atletas que estouraram a idade, como o zagueiro Felipe Mendes, o lateral Caio Mendes (faz 21 anos no final deste mês), e os meias Matheus Dias e Juan.
Apesar de contar com atletas que foram campeões pelo profissional, o técnico Dedê Ramos não crava o Real Brasília como favorito ao título deste ano. Disse que, por conta da preparação curta, ainda não dá para dizer que o time é um dos postulantes ao título: “Favorito eu já diria que é demais pelo estágio em que estamos. Nós estamos com 24 dias de trabalho, ainda é um tempo precoce para alcançar o objetivo físico, técnico e tático, não estamos no nosso ideal ainda. Fizemos só um amistoso, muitos estavam há um mês parados. Acho que a partir da terceira ou quarta rodada nós estaremos num nível melhor”.
O técnico falou em entrevista ao DF Esportes como vem lidando com a cobrança de assumir o cargo que antes pertenceu a Gérson Ramos, atual campeão candango dos profissionais, e também sobre os adversários que irá enfrentar durante a competição:
É uma missão muito difícil, vai ser o campeonato mais disputado dos últimos anos. Entraram 18 equipes, pegamos uma chave muito dura, são nove equipes muito qualificadas para quatro vagas. Então, o nosso primeiro objetivo é se classificar para as quartas, não dá para falar outra coisa. Temos um grupo novo comparando com outras equipes, que tem jogadores estourando a idade, mas a gente sempre fala que confia em Deus, a gente sempre acredita no trabalho, na união, essa coisas fazem a diferença.
Dedê ainda disse que não há uma fórmula exata para ser campeão, então vai buscar fazer o que é certo. “Tenho pessoas muito importantes ao meu lado, que formam a minha comissão. A conquista do Candangão aumentou a responsabilidade, e com isso você tem que ter convicção. As outras coisas a gente joga nas mãos de Deus, a gente vai sentindo o campeonato jogo a jogo, mas a expectativa é boa. É encarar cada jogo como uma decisão”, finalizou.
Participante do grupo B do Campeonato Candango Sub-20, o Real Brasília terá a concorrência de Santa Maria, SESP Samambaense, Planaltina, Paranoá, Legião, GE Brazlândia, Gama e Capital na briga por uma das quatro vagas à segunda fase. A estreia dos Leões está marcada para este sábado (13), às 15h, no estádio Defelê, com transmissão ao vivo pelo canal do DF Esportes no YouTube. Conheça abaixo o elenco e comissão técnica do Real Brasília para o Candanguinho:
ELENCO
- GOLEIROS: Gabriel Reis, Gabriel Alves, Daniel David e Breno Teixeira;
- ZAGUEIROS: Danton, Davi Silva, Thiago Corazza, Whebert e Bruno Nobre;
- LATERAIS: Júlio César, Cauê, Pedro Navarro, Raphinha, Caio Brian, Matheus Lima, Davi Freitas e André Martini;
- VOLANTES: Rhauan, Gabriel Lima, Caio Milano e Matheus Fernandes;
- MEIAS: Wagner, Matheus Ayub, Pedro Ayub e Gabriel Marques;
- ATACANTES: Arthur, Kennedy, Daniel Merlo, Davi Brandão, Lucas Andrey, Cleiton Jr., Lucas Diniz e André Felipe
COMISSÃO TÉCNICA
- TÉCNICO: Dedê Ramos;
- AUXILIAR TÉCNICO: Kaká;
- PREPARADOR FÍSICO: Rafinha;
- PREPARADOR DE GOLEIROS: Júnior Roque;
- MASSAGISTA: Maycon ;
- MORDOMO: Moses Kylie;
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.