Minas Brasília demora a engrenar e acaba derrotado pelo Botafogo
Na tarde deste sábado (13), o Minas Brasília visitou o Botafogo no Estádio Nilson Santos, no Rio de Janeiro. O alvinegro buscava a primeira vitória em casa, visando assumir a liderança do Brasileirão Feminino A2, enquanto a equipe candanga, na penúltima colocação do grupo, precisava dos três pontos para seguir sonhando com a classificação para a próxima fase.
Melhor para o time da casa, que foi superior na primeira etapa, marcou duas vezes e soube administrar o placar. Já as brasilienses demoraram a colocar em prática seu estilo de jogo, e só conseguiram diminuir o prejuízo ao final do segundo tempo.
O Botafogo abre a 6ª rodada no próximo sábado (20), quando visita o Taubaté-SP. Já o Minas Brasília volta a entrar em campo no dia seguinte, domingo (21), quando recebe o São José-SP no Defelê, a partir das 15h.
Primeiro tempo
Depois de uma pressão inicial do Botafogo, o Minas Brasília tentou abrir o placar com Ju Moraes, que chutou de longe, rasteiro, e assustou a goleira Yasmin. Quando o relógio marcava 9′, Valéria saiu em velocidade e Rubi teve que deixar a meta da equipe candanga para tentar interceptar a bola, mas acabou atropelando a jogadora alvinegra e levou cartão amarelo.
A equipe carioca seguiu superior na partida, mas sem conseguir tranformar as oportunidades em gols. No ataque, exageravam nos cruzamentos para a área ao invés de tentar chegar com a bola no pé, e assim, a defesa do Minas Brasília estava levando a melhor.
Aos 25′, porém, a superioridade deu resultado. Camila, que entrara há pouco no lugar de Driely, cruzou para a área e Valéria finalizou. Rubi chegou a tocar na bola, mas não a segurou. A defesa também não conseguiu tirar e a torcida da equipe mandante comemorou o 1 a 0 no placar. Com o gol, a atacante do Botafogo chegou a cinco na competição, passando Karen, do Minas Brasília, e assumindo a artilharia isolada.
Valéria ainda teve uma nova oportunidade a partir de jogada com velocidade aos 32′, mas a finalização foi nas mãos de Rubi. Na frente do placar, o Botafogo seguiu atacando em busca do segundo gol, enquanto o Minas Brasília apenas tentava se defender e esperava o intervalo. Aos 40′, Ju Moraes aproveitou um erro na saída de bola da defesa alvinegra e chutou por cima do gol. No ataque seguinte, porém, foi a vez do Botafogo contar com erro das adversárias e ampliar o placar, dessa vez com Mayara Vaz.
Segundo tempo
Para a segunda etapa, o técnico Rodrigo Campos optou por fazer duas mudanças, dentre elas, a entrada de Letícia, para sua estreia no profissional da equipe. A atleta se destacou nas categorias de base do Minas Brasília, sendo a artilheira do Brasileirão Sub-20, e ganhou a oportunidade no time principal. E as mudanças surtiram efeito no comportamento das visitantes em campo, que conseguiram segurar mais a bola no ataque.
Monse cruzou e Ju Moraes teve a oportunidade de diminuir o placar para o Minas Brasília, mas a defesa carioca afastou o perigo. Aos 21′, Camila recebeu pela direita e chutou forte, para fora, respondendo pelo Botafogo. Dois minutos depois, Chai, da entrada da área, tirou de marcação e chutou mirando o ângulo, e Rubi fez grande defesa. Aos 27′, na bola parada, a goleira da equipe candanga voltou a trabalhar em mais uma bela finalização de Chai.
Aos 36′, Kéllen, em velocidade, conseguiu ficar sozinha com a bola na linha de fundo e, sem marcação, teve tempo de parar e esperar a Thaynara chegar na área para cruzar, mas a atacante do Botafogo finalizou para fora. Com 40 minutos, Thalita chutou de longe, e a goleira carioca fez a defesa.
Nos acréscimos, o Minas Brasília aumentou o volume de jogo e tentou finalizar de diversas formas, buscando pelo menos diminuir o placar, enquanto o Botafogo só tocava a bola, se aproveitando do resultado conquistado. Aos 49′, na última volta do relógio, Joycinha aproveitou cruzamento de Thalita e marcou de cabeça, 2 a 1.
Ficha técnica
BOTAFOGO-RJ 2×1 MINAS BRASÍLIA
Campeonato Brasileiro Feminino A2, primeira fase, 5ª rodada
Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro-RJ, 13/05, 15h
Árbitro: Carlos de Castro
Assistente 1: Beatriz de Sousa
Assistente 2: Karen Augusto
4º árbitro: Jodis de Souza
Botafogo
Yasmin; Bruna, Nalon, Karen e Chai; Driely (Camila), Treicy e Mayara Vaz (Drika); Kamilla (Japa), Kéllen e Valéria (Thaynara)
Técnico: Gláucio Carvalho
Gols: Valéria (25′ 1T), Mayara Vaz (41′ 1T)
Minas Brasília
Rubi; Tati (Keke), Rafa Martins, Hadri (Renata) e Thalita; Ju Moraes, De La Torre e Monse, Joycinha, Milena Mendes (Letícia) e Karen (Silvânia)
Técnico: Rodrigo Campos
Gol: Joycinha (49′ 2T)
Cartões amarelos: Rubi
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.