Entre a cruz e a espada, Minas Brasília decide a sorte na Série A2

Foto: Patricy Albuquerque

Sonhando com o retorno à Série A1, o Minas Brasília caprichou na montagem do elenco e na preparação para o Campeonato Brasileiro da Série A2 deste ano. Mas não esperava entrar em um grupo com tantas equipes qualificadas, como os paulistas Red Bull Bragantino, São José e Taubaté, além dos tradicionais Fluminense-RJ, Botafogo-RJ e América-MG.

De quebra, nunca o Minas Brasília foi tão prejudicado pela arbitragem como nesta temporada. Pelo menos dois lances cruciais durante partidas oficiais foram responsáveis pela perda de pontos importantes durante a competição. Logo na estreia, contra o Taubaté-SP, as Minas tiveram um pênalti claro não marcado a seu favor, após o chute de Karen ser bloqueado com o braço pela atleta do time visitante dentro da área. Contra o Fluminense-RJ, pela quarta rodada, o árbitro local marcou pênalti para a equipe carioca após a bola tocar no braço de Milena Mendes. Detalhe que o braço da jogadora estava colado ao corpo, o que deixaria de configurar ação faltosa.

Restando apenas uma rodada para o final da primeira fase, três equipes já entrarão em campo sabendo que estarão disputando a Série A3 em 2024. Segundo o regulamento específico da Segunda Divisão do Feminino, as quatro piores equipes de ambos os grupos serão rebaixadas. São os casos de Botafogo-PB (3 pontos), ESMAC-PA (2 pontos) e nosso Cresspom (0 pontos). Sendo assim, resta uma vaga a ser decidida contra o rebaixamento.

E pela tabela de classificação, uma das cinco equipes que possuem sete pontos fará companhia ao trio de rebaixados. Minas Brasília, São José-SP, Taubaté-SP, Vila Nova-GO e Sport-PE possuem esta pontuação, mas estão separados pelos critérios de desempate. De todos os clubes citados anteriormente, a tarefa mais fácil será a do Taubaté, que enfrenta o combalido Cresspom fora de casa, e terá a oportunidade de, não só arrancar três pontos, como também melhorar seu saldo de gols.

Os outros quatro clubes da lista irão enfrentar equipes que brigam pela classificação. O Minas Brasília terá o vice-líder Red Bull Bragantino-SP pela frente, e uma vitória poderá selar a permanência na Série A2. Dependendo do resultado de Botafogo-RJ x América-MG na próxima rodada, as Minas podem até sonhar com uma heróica classificação à segunda fase. O problema está no saldo de gols, favorável à equipe mineira (9 contra 4 das Minas). Situação similar à do São José-SP, que joga seu futuro em casa diante do Fluminense-RJ.

No outro grupo, Vila Nova-GO e Sport-PE decidem a permanência na Série A2 diante de Fortaleza-CE e JC-AM, respectivamente. Além de encararem líder e vice-líder da chave, pesa contra a dupla o saldo negativo de gols (-2 para o Sport e -5 para o Vila). Apesar do patamar negativo, um empate salva essas equipes do rebaixamento, desde que a dupla da outra chave não consiga a vitória.

Veja abaixo a tabela e os jogos da última rodada da primeira fase do Brasileirão Feminino Série A2:

Imagem: Reprodução/CBF

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *