Nesta quarta-feira (14), pela 11ª e última rodada da Primeira Fase do Candangão 2018, o Paracatu recebeu o time do Paranoá no estádio Frei Norberto e não decepcionou sua torcida. Pelo menos, não no placar da partida. Em campo, a Águia do Noroeste encontrou dificuldades, sentiu falta de alguns jogadores que não puderam atuar e sofreu para vencer o jogo. No fim das contas, com gols de Anderson Oliveira e Taison, o Paracatu rebaixou o Paranoá, que venceu apenas uma partida na competição e dependia apenas de suas próprias forças para se salvar.
O jogo
A partida começou morna. O Paracatu, já classificado, não se expôs muito, assim como o Paranoá, que não podia pensar em perder. Com pouco mais de 10 minutos de jogo, a torcida da casa já reclamava da postura do time, principalmente após o clube visitante começar a ter mais posse da bola e começar incomodar. Porém, a Cobra Sucuri não conseguia transformar o domínio territorial em chances claras e, aos poucos, viu o time mineiro começar a entrar no jogo.
Apenas aos 40 minutos de jogo veio a única boa chance do Paracatu no jogo, justamente com a Águia chegando ao gol de abertura do placar. Anderson Oliveira fez jogada individual, bateu de fora de área e Matheus Lorenzo não conseguiu praticar a defesa, 1 x 0 para os donos da casa. Na sequência, o Paranoá saiu em rápido contra-ataque e quase conseguiu o empate. Antes do final da primeira etapa, Agenor interceptou bola no campo de ataque e passou para Alanzinho, que chutou com perigo, na rede pelo de fora. E no primeiro tempo foi só.
Quando os dois times voltaram do intervalo, as coisas pareciam ter se invertido. Gauchinho deu uma acordada no time dentro do vestiário e o Paracatu voltou com tudo, decidido a matar o jogo. O Paranoá também começou a jogar de forma aberta, trocando ataques com o adversário, pois com a vitória até então parcial do Santa Maria, só se salvaria com um resultado positivo.
Infelizmente para o espetáculo, os dois times desperdiçaram inúmeras oportunidades por falta de pontaria, tanto no passe, quanto na finalização. A artilharia estava tão ruim que o segundo gol do Paracatu veio de uma jogada de escanteio, com o zagueirão Taison, cabeceando firme para fechar a tampa do caixão amarelo e azul.
Vendo a “vaca ir pro brejo”, Luis Felipe Feijó começou a mexer na equipe. Além de Igor Moura, meia, que havia entrado na vaga do lateral Renato ainda no intervalo, Dogão entrou na vaga de Douglas e Cabila saiu para a entrada do atacante Wilker. Mesmo assim, o Paranoá assustou muito pouco para quem precisava desesperadamente da vitória.
Uma das melhores oportunidades veio com Dogão, camisa 22, aos 30 minutos, quando Vinicius Pontello foi obrigado a fazer uma grande defesa. Pouco depois, Taison, estreante da tarde, ainda salvou uma bola em cima da linha, garantindo assim o placar.
O Paracatu agora terá a missão de enfrentar o Brasiliense já neste final de semana (provavelmente no domingo), pelo jogo de ida das quartas de finais do campeonato. Já o Paranoá está de volta à Segundinha, de onde saiu em 2016, após dois anos de campanhas lutando contra o rebaixamento.
FICHA TÉCNICA
PARACATU 2×0 PARANOÁ
Campeonato Candango 2018 – 11ª rodada
Estádio Frei Norberto, Paracatu-MG, 14/03/2018, 15h30
Árbitro: Emanoel Ramos
A1: Mizael Quintino
A2: Milton Alves
4º árbitro: Marco Antônio
Inspetor: Cleiton Pereira
PARACATU
Vinicius; Vitor Melo, Taison, Humberto e Miller; Alisson Guirra (Tcherlo), Caio Cabecinha, Anderson Oliveira (Marquinhos) e Zé Wilson; Davi e Paulo René (Igor Carioca).
Treinador: Gauchinho.
Gols: Anderson Oliveira (40′ – 1º T) e Taison (14′ – 2º T).
PARANOÁ
Matheus Lorenzo; Renato (Igor Moura), Madruga, Zumba e Weverton; Agenor, João Carlos, Kábila (Wilker), Douglas (Dogão) e Alanzinho; Lucas.
Treinador: Luiz Felipe Feijó.
Gol: Não houve
Por Pedro Breganholi