Cesta contra? Confederação de Basquete tira chancela do NBB
O que já vinha sendo discutido nos bastidores do basquete desde o ano passado se concretizou nesta quinta-feira (29). A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) emitiu um documento retirando a chancela da Liga Nacional de Basquete (LNB), organizadora do Novo Basquete Brasil (NBB). Assim, a principal competição nacional da modalidade deixa de ser um torneio oficial junto à CBB e à Federação Internacional de Basquete (FIBA).
As disputas entre CBB e LNB começaram durante a Copa América, realizada em Recife-PE, em setembro de 2022. Na época, a Confederação convocou assembléia para retirada da chancela após a Liga entrar na justiça contra a indicação de um clube do torneio realizado pela CBB para uma das vagas brasileiras na Liga Sul-Americana. No entendimento da LNB, o contrato entre as partes garantia o NBB como único campeonato nacional classificatório para torneios internacionais.
A decisão da Confederação Brasileira atinge também a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). A nota entidade afirma que “não são mais competições oficiais do sistema CBB ou FIBA toda e qualquer competição que venha a ser realizada e/ou organizada pela LNB, como NBB ou LDB”.
Também em nota, a Liga expôs seu posicionamento diante do ocorrido: ” A Liga Nacional de Basquete lamenta a decisão da Confederação Brasileira de Basketball em retirar a chancela do NBB. A LNB mantém sua posição de manutenção do diálogo a fim de encontrar uma solução conciliatória para o caso, o que entende ser o melhor para o contínuo crescimento do nosso esporte. O NBB é um campeonato consolidado, caminhando para a sua 16ª edição a partir de outubro de 2023, reafirmando sempre o respeito aos seus torcedores, patrocinadores, atletas e toda a comunidade que forma o ecossistema do basquetebol. Os clubes que formam a Liga Nacional de Basquete reiteram seu compromisso com o fomento e o desenvolvimento da modalidade no Brasil”.
Sem a chancela da CBB, o NBB agora deverá seguir nos mesmos moldes da NBA. A principal liga de basquete do mundo é realizada sem reconhecimento da FIBA. Assim, a LNB deve criar seu próprio quadro de arbitragem e registro de atletas. Além das equipes da temporada 22/23, a próxima edição do NBB contará com o retorno de Vasco e Botafogo.
No última dia 21, a CBB divulgou uma pré-lista de convocados para a Copa do Mundo de Basquete que será disputada em agosto no Japão, Filipinas e Indonésia. Dos 25 atletas chamados, 12 atuam no Brasil, todos em clubes do NBB. O treinador da Seleção também está no torneio da LNB: Gustavo De Conti é o técnico do Flamengo.
O DF Esportes entrou em contato com Marcelo Laitano, diretor do Cerrado Basquete, um dos representantes do DF no NBB. O dirigente afirmou que “permanecemos como franqueado (à LNB), seguindo nosso calendário de organização e de programação para o NBB como estava antes. Nenhuma alteração”. As tentativas de contato com o Brasília Basquete não foram respondidas até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.