Seis atletas do DF são convocados para a Seleção de Bocha Paralímpica
O Distrito Federal segue sendo uma potência na bocha paralímpica. Nesta semana, seis atletas da capital foram convocados para a Seleção Brasileira de Jovens da modalidade. Os seis passarão um período para fase de treinamento, mas apenas três disputarão o Campeonato Mundial de jovens em Varzim, Portugal.
A Fase de Treinamento D está sendo realizada em Niterói/RJ, onde ficam até sexta-feira, quando embarcam para Portugal, onde disputarão o Povoa do Varzim 2023 Youth World Boccia Championships, Mundial de Bocha para jovens.
Os seis selecionados de Brasília são das classes BC1/BC2. Igor Makita, Janaina Carla e João Pedro Cardoso são os representantes da CETEFE/DF. Os outros três atletas são da ABP/DF: Isabella Campos, Flávia Campos e Eduardo dos Santos.
O atleta da BC1, Igor Makita e os da BC2, Isabella e Eduardo são os que representarão o Brasil no Mundial em Varzim. Igor, de 19 anos, conta da expectativa e da sensação de estar vivendo esse momento na sua vida.
A convocação foi um sonho realizado, um momento de muita felicidade e minha expectativa é alinhar resultado e desempenho, sendo campeão e fazendo um bom torneio.
Bocha paralímpica no Brasil
Praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas, a bocha paralímpica só apareceu no Brasil na década de 1970. A competição consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca. Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio, e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.
A modalidade vem sendo bastante praticada em Brasília. No mês de junho, foi realizado no DF o Campeonato Regional Centro-Oeste de Bocha Paralímpica com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do GDF. Na ocasião, participaram três associações de Brasília e sete de outros estados.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.