Futuro da natação brasileira chega a Brasília

Foto: divulgação

De 26 a 28 de julho, Iate Clube de Brasília sedia o 28º Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas

A quinta etapa do 28º Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas chega ao Iate na próxima quarta-feira, 26. Paralelamente, ocorre também a 11ª etapa da Copa Brasil de Águas Abertas e o Troféu Ana Marcela Cunha. Essa será a terceira vez que o Clube recebe o maior evento nacional de águas abertas.

Serão três dias de competição (26 a 28 de julho), com mais de 230 atletas, de 30 clubes participantes, envolvendo 19 estados brasileiros mais o DF. Todos os eventos esportivos são organizados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Pelo CBI, haverá provas de 5 e 10 quilômetros. Pela Copa Brasil, serão realizados os percursos de 1,5, 2,5 e 5 quilômetros. O Troféu Marcelinha Cunha é destinado às categorias mini-mirim, pré-mirim, mirim e petiz, com provas de 250 m e 500 m. Nesse caso, o objetivo é ambientar os atletas que estão ingressando no esporte ao universo das provas em águas abertas.

De acordo com Klayton Negrão e Fábio Costa, técnicos do Iate e preparadores dos atletas para competições desse porte, a natação de águas abertas é um desafio que mexe com o espírito competitivo dos nadadores: “O fato de nadar em mar aberto, no caso dos Iatistas no Lago Paranoá, é uma aventura para os amantes de esportes aquáticos. Porém, a modalidade requer treinamento, preparo físico e mental pois existem algumas particularidades que não se têm nas piscinas, como o vento, por exemplo”.

O time de nadadores que irá representar o Iate no CBI é composto por 12 atletas. Na Copa Brasil, competem pelo Iate 34 nadadores, desde a categoria Infantil até a Master. Pelo Troféu Ana Marcela Cunha, disputam 14 latistas da categoria Mirim a Petiz.

Além dos cobiçados troféus e medalhas, estarão na disputa as 12 vagas (feminino e masculino) para fazer parte da Seleção Brasileira Juvenil que irá defender a bandeira do país no Sul-Americano dos Esportes Aquáticos, que acontece em Santa Fé, na Argentina, de 26 a 30 de setembro. “Durante três dias vamos receber o futuro brasileiro da natação em águas abertas. O esporte tem crescido em todo o mundo e, especialmente no Brasil, em razão das conquistas de atletas como Ana Marcela Cunha. É um momento muito importante em que instituições como a CBDA, o CBC e o Iate Clube de Brasília se juntam para valorizar ainda mais a modalidade e incentivar que mais pessoas se encantem pelo universo esportivo”, finaliza o Comodoro do Iate Clube de Brasília, Flávio Pimentel.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *