Dupla de Brasília é convocada para a Seleção Brasileira Olímpica
Atual campeã Pan Americana, a Seleção Olímpica Brasileira foi convocada nesta quinta-feira (21) pelo técnico Ramon Menezes a fim de disputar o Pré-Olímpico Sul Americano, que será realizado entre os meses de janeiro e fevereiro de 2024 na Venezuela. A competição rende ao campeão e vice, vaga na Olimpíada de Paris de 2024, e o Brasil também é o atual campeão olímpico, feito conquistado em 2021 quando bateu a Espanha na final em Yokohama-JAP. Com gol marcado por Malcolm, o Brasil encerrou um jejum de 19 anos sem conquistas a medalha de ouro de futebol nos jogos olímpicos.
Entre os convocados estão o atacante Endrick e o zagueiro Robert Renan, atletas que pertencem ao Palmeiras-SP e Zenit-RUS respectivamente. Crias de Brasília, os jogadores terão a oportunidade de defender a amarelinha e devem ser os protagonistas da Seleção Brasileira durante a competição.
Natural de Taguatinga, Endrick começou a jogar futebol aos quatro anos de idade e chegou a atuar na escolinha do Gama. Seu Pai Douglas Sousa exibiu os vídeos de seu filho no YouTube e procurou interessados por seu futebol. Ele esteve muito próximo de acertar com o São Paulo-SP, mas não houve acordo. O Palmeiras-SP entrou na jogada e se deu bem. Endrick foi destaque em todas as categorias de base do alviverde, e com apenas 16 anos já assinava seu primeiro contrato profissional. Campeão e artilheiro, Endrick levantou a taça de campeão brasileiro deste ano, mesmo já negociado com o Real Madrid pelo valor de 70 milhões de Euros. A convocação para a Seleção Brasileira não é novidade para o jogador, já que fora convocado várias vezes para a Seleção Sub-17, Sub-20 e até mesmo a principal neste ano.
Já Robert Renan nasceu na Ceilândia e incentivado pelo seu pai Roberto, foi fazer testes no Novorizontino-SP aos 15 anos de idade. Zagueiro canhoto e de boa saída de jogo, o jogador chamou a atenção da Diretoria de Futebol do Corinthians-SP, onde assinou pré-contrato profissional no ano seguinte. Depois de passar pelas categorias Sub-17 e Sub-20, Robert estreou na equipe profissional em 2022 diante da Portuguesa-RJ pela Copa do Brasil. Mas sua passagem pelo Timão durou pouco, já que no início deste ano, foi envolvido em uma negociação com o Zenit-RUS juntamente com Du Queiroz para a compra definitiva de Yuri Alberto. Possui duas convocações para a Seleção Brasileira, uma pela Sub-20 e outra neste ano para um amistoso diante do Marrocos.
A Seleção Olímpica faria um torneio amistoso de preparação para a competição em Brasília prevista para novembro. Mas por conta de problemas de calendário e da reta final dos campeonatos, o torneio acabou não sendo realizado. Confira abaixo a convocação da Seleção Brasileira Olímpica para o Pré Olímpico da Venezuela:
Convocados para a Seleção Brasileira Olímpica
- GOLEIROS: Mycael (Athletico-PR), Andrew (Gil Vicente-POR) e Matheus Donelli (Corinthians-SP);
- ZAGUEIROS: Robert Renan (Zenit-RUS), Kaiky Fernandes (Almería-ESP), Arthur Chaves (Acadêmico Viseu-POR) e Michel (Palmeiras-SP);
- LATERAIS: Vinícius Tobias (Real Madrid-ESP), Matheus Dias (Internacional-RS), Luan Cândido (RB Bragantino-SP) e Patryck (São Paulo-SP);
- MEIO CAMPISTAS: Andrey Santos (Nottingham Forest-ING), Danilo (Nottingham Forest-ING), Alexsander (Fluminense-RJ), Marlon Gomes (Vasco-RJ), Ronald (Grêmio-RS) e Gabriel Pirani (DC United-EUA);
- ATACANTES: Marquinhos (Nantes-FRA), Giovane (Corinthians-SP), Endrick (Palmeiras-SP), John Kennedy (Fluminense-RJ), Gabriel PEC (Vasco-RJ) e Guilherme Biro (Corinthians-SP)
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.