O Leão da Serra comemorou nesta temporada o título de Campeão Candango depois de um jejum de 31 anos. Sem atividades até o final de ano, o Sobradinho agora volta as suas atenções para as Categorias de Base, especialmente os Juniores que irão disputar o Campeonato Candango que terá início neste mês.
Vice-campeão candango de Juniores em 2015, o Sobradinho jogou a Copa São Paulo em 2016. Mas infelizmente acabou eliminado na primeira fase graças a uma derrota sofrida para o Botafogo-RJ. Ano passado, o time alvinegro fez uma boa campanha na primeira fase, mas acabou eliminado nas quartas de final para o Real FC.
Para esta temporada, o Sobradinho terá no comando, o técnico João Paulo. Seus auxiliares são Vitor Santana (Auxiliar Técnico e atual campeão do DF dirigindo os profissionais), Osmair (Preparador de Goleiros) e Reinaldo Gueldini (Coordenador Técnico). No momento o técnico está acumulando a função de Preparador Físico também, mas o clube está em busca de um profissional para assumir a função. Jean Ivo é o Coordenador do Projeto de Juniores.
Com duas semanas de trabalho, o grupo é basicamente formado por atletas da Escolinha de Futebol Túlio Guerreiro. Oriundos de diversas cidade vizinhas como Samambaia, Vicente Pires, Riacho Fundo e Ceilândia, o grupo atual é formado por 34 jogadores nascidos entre 2000 a 2002, mas a expectativa é de manter apenas 23 para o Candanguinho. Nenhum atleta da temporada passada permaneceu, isto porque ano passado o time treinava em Sobradinho. Agora os treinos são realizados de segunda a sexta-feira em turno vespertino no Centro de Formação de Atletas Túlio Guerreiro, localizado em Vicente Pires. Há possibilidade de alguns treinos serem praticados em estádios como Metropolitana ou Serejão.
Na contramão da maioria dos demais participantes do Campeonato, o Sobradinho não tem como objetivo chegar na final e buscar uma das vagas na Copa São Paulo de 2019. Segundo o técnico João Paulo, o trabalho visa revelar jogadores para o elenco do time de profissionais para a próxima temporada: “O Túlio (Lustosa, atual Diretor de Futebol do Goiás) juntamente com o Jean (Ivo) a gente vem com esse propósito aqui já há algum tempo de a gente estar revelando jogadores. E a gente tem esses jogadores aqui há um ano, dois anos, são jogadores de 16 e 17 anos que vão entrar jogando nessa competição. O trabalho que estamos fazendo aqui visa colher os frutos daqui a alguns anos, revelando jogadores. A gente sabe que é difícil por que Brasília perdeu um pouco a característica de revelar jogadores, e é isso que a gente quer retomar. A gente espera que nesse Campeonato a gente faça um bom trabalho e quem sabe a gente coloque alguns jogadores na equipe de profissionais” explica.
O Sobradinho estreia no Candanguinho dia 19 de maio fora de casa diante do Formosa em local e horário a ser definido pela Federação.
Por Marcelo Gonçalo