Cerrado Basquete foca na Liga de Basquete Feminino para 2025
Depois de não conseguir se classificar para os playoffs da NBB nas últimas quatro temporadas, o Cerrado Basquete abriu mão da competição em 2024/2025 para focar em outro objetivo: a Liga de Basquete Feminino (LBF). Além disso, as dificuldades financeiras vividas pelo clube também influenciaram na decisão. A LBF tem início previsto para março de 2025.
Em entrevista para o Correio Braziliense, o presidente do Cerrado, Dimitri Ramos afirmou que o clube teria pouco tempo de preparação para disputar e performar o melhor dentro da competição. “Das quatro temporadas, eu diria que, em apenas uma, tivemos um rendimento insatisfatório diante do esperado. Nas outras três, foi de acordo com o que imaginávamos e adequado ao investimento”, ressaltou.
Focando agora na LBF, a expectativa da equipe candanga é de assumir o protagonismo da modalidade no país, além de incentivar as mulheres e criar ídolos do esporte na Capital Federal. “Temos uma legião de meninas jogando basquete, então precisamos oportunizá-las. O nosso desejo é que possamos até conquistar novos torcedores, engajar a sociedade, fazer a iniciação esportiva, fazer a formação desses jovens para além das quadras. O DF precisa de uma equipe que tenha esse olhar para o basquete feminino. Por que não a gente? Vamos assumir esse papel”, projetou Dimitri.
Retorno ao NBB
Com o foco de crescer na LBF, o Cerrado Basquete não trabalha com um plano para um breve retorno ao NBB. Dimitri Ramos afirmou que existem pessoas designadas para a procura de patrocínios a fim de obter novamente as condições necessárias para disputar a liga futuramente. “Só voltaremos se for para brigar acima, falando sobre competições internacionais. Até porque queremos fazer uma entrega condizente com todo o histórico de amor de Brasília ao basquete” disse o presidente.
A bola sobe para o início do NBB no dia 12 de outubro e contará apenas com o BRB/Brasília Basquete para a disputa do torneio, que terá 18 times e uma nova forma de disputa. Os 16 primeiros se classificam, com confronto entre o 1º e o 16º, 2º e 15º e assim por diante em séries melhor de cinco. O padrão segue até a final, com sequência de jogos 1-2-1-1, ou seja, quem tem a melhor campanha disputa o primeiro jogo como visitante e depois faz duas partidas em casa. Se preciso, será novamente uma fora e depois como mandante.
Com informações do Correio Braziliense
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.