Candanguinho Sub-17: Legião investe e fecha com técnico ex-Gama e Brasiliense
O Legião anunciou o acerto com um técnico vitorioso para a sua categoria de base. Com passagens por Gama e Brasiliense, Jonathan Gabriel (Chulapa) agora será o comandante da equipe laranja no Candanguinho Sub-17, cujo início está previsto para o final deste mês.
Ex-volante formado nas categorias de base do Gama, Chulapa como é carinhosamente conhecido tem apenas 28 anos e jogou por Santa Maria, Ceilandense, Luziânia e Guarulhos–SP. Encerrou a sua carreira de jogador em 2018 e passou a atuar como professor de futebol. Em 2021, foi integrado nas categorias de base do Gama, ainda na gestão da antiga SAF como auxiliar-técnico da equipe Sub-20 e treinador da categoria Sub-17. Seu primeiro título na carreira foi no Campeonato Candango Sub-17 em 2022, quando bateu o Real Brasília na final jogando no estádio JK.
Daí em diante o treinador se consolidou na carreira. No ano seguinte foi campeão Sub-20 vencendo o Capital na final realizada no estádio Mané Garrincha. Comandou o Periquito dois anos seguidos na Copa São Paulo, classificando a equipe para a segunda fase. O técnico também foi finalista do Candanguinho Sub-17 ano passado, mas perdeu o título para o Capital no estádio Defelê.
Este ano foi anunciado como novo técnico do Brasiliense para comandar o Jacaré no Candanguinho Sub-20. Mesmo fazendo uma boa campanha, foi afastado do comando técnico do clube amarelo após uma única derrota para o Samambaia. O Brasiliense ainda foi vice-campeão candango deste ano e voltou a disputar a Copa São Paulo depois de mais de uma década de ausência.
O técnico não aceitou novos convites para trabalhar, alguns inclusive fora do DF, para se especializar na função de treinador. Recebeu então o convite do presidente Jaime Corso para assumir a equipe Sub-17 e após algumas conversas topou o desafio: “Quero agradecer ao presidente Jaime, Radamés (Diretor de Futebol), Rodrigo Menezes e Evilásio pela confiança no meu trabalho e pelo suporte que estão me dando para reestruturar a base e colocar o Legião novamente no cenário” disse o novo técnico leonino ao DF Esportes.
Apesar da boa estrutura oferecida, o novo técnico do Legião terá desafios para cumprir a fim de colocar o Legião na briga pelo título do Candanguinho Sub-17 deste ano. Além do elenco atual ser bem jovem, o novo técnico terá um tempo de trabalho menor do que outras equipes que se preparam há mais tempo para a competição. Previu ainda que este campeonato deverá ser o mais disputado dos últimos anos:
“A expectativa são as melhores possíveis. Com 80% do elenco compostos por atletas nascidos no ano de 2008, estamos entrando com o objetivo de formar e revelar atletas para o cenário nacional. Considero esse o campeonato Sub-17 o mais disputado dos últimos anos, pela qualidade de todas as equipes que confirmaram sua participação. Algumas equipes estão um pouco à nossa frente pelo tempo de trabalho e estrutura, e as considero favoritas: Gama, Capital, Real Brasília, Samambaia e Canaã. Hoje posso te dizer que o Legião vem com uma equipe competitiva, e o resultado não nos interessa tanto no momento, e sim formar bons atletas e valores para que o clube colha lá na frente, e na montagem do Sub-20 ano que vem”
Segundo a tabela do Candanguinho Sub-17 publicada pela FFDF, o Legião tem estreia programada para o dia 31 deste mês diante do Riacho City fora de casa.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.