É de casa – Novo técnico tem laços profundos com o Gama

Foto: Douglas Oliveira

Na última semana, o perfil oficial do Gama divulgou o nome de seu novo técnico para a temporada 2025. O nome escolhido foi o de Glauber Ramos, de 49 anos e que estava à frente do Águia de Marabá-PA durante a Série D deste ano. Ele vem para substituir Cícero Júnior, que neste ano fez boa campanha no Candangão levando o Periquito às semifinais, mas acabou sofrendo a eliminação para o Ceilândia e deixando de conquistar o principal objetivo do ano para o clube: a vaga na final e o calendário em 2025.

Glauber Ramos conhece muito bem o clube que irá comandar. Afinal, foi ali que começou a sua carreira de jogador de futebol nas categorias de base do clube, passar pela equipe profissional e acertar com o Palmeiras-SP. Mas a carreira de jogador foi curta, e ele acabou voltando para Brasília e começou a atuar como técnico de categorias de base, tendo muito sucesso. Foi campeão pela equipe de Juniores do Brasiliense em 2008 e conheceu o grande parceiro Augusto César no Brasília, onde se iniciaria uma amizade longínqua. Foram mais de dez anos como parceiros de Comissão Técnica por Botafogo-DF (2011), Gama (2012), e Goiás-GO.

A parceria se encerrou em 2022 quando decidiu ter carreira solo com técnico de futebol. Passou pelos goianos Grêmio Anápolis, Vila Nova, Trindade e ano passado foi técnico do Goiânia, onde conseguiu a proeza de eliminar o Goiás durante o goianão nas quartas de final, caindo apenas na fase seguinte diante do Atlético. Em seguida foi para o Águia de Marabá-PA, onde não fez uma boa campanha na Série D sendo eliminado na primeira fase do Brasileiro.

Será a segunda vez que o treinador comandará a equipe principal do Gama durante o Candangão. Na primeira em 2012, o treinador recebeu o clube em frangalhos, após a briga política que pôs fim a era Wagner Marques no Gama em 2011. Na ocasião, o Gama foi representado por atletas da base e amadores, mas mesmo assim conseguiu o feito de vencer o clássico diante do Brasiliense no Bezerrão. Em entrevista ao DF Esportes, Glauber afirmou saber do tamanho da responsabilidade de levar o Periquito novamente à uma final de campeonato, mas enaltecendo que volta ao clube com mais bagagem adquirida:

“Em 2012 iniciamos (eu era auxiliar) uma reestruturação do clube no profissional, e assumi como treinador do sub 20, onde conquistei a vaga para Copa São Paulo. Retornei em 2016, onde fui campeão da copa Brasília , copa novos talentos sub 20, passei 2 fases da copa do Brasil, e vice campeonato da Copa Verde como auxiliar (2016).

Mas diferente de 2012, o Gama hoje está mais estruturado ,vem de uma semifinal onde por pouco não alcançou o objetivo, e agora retorno como treinador principal, mais experiente, com todas as licenças da CBF concluídas (licenças B , A, Pro e Pro Conmebol ) com trabalhos na série A e Série B, Sou vice campeão Brasileiro série B pelo Goiás em 2021, venho de uma conquista de vaga para série D pelo Goiânia, o que me credencia a pleitear essa vaga para o Gama”
Glauber Ramos – Técnico Gama

O treinador estará presente na festa de aniversário do clube programada para ocorrer no dia 15 de novembro, onde se dará o pontapé oficial para o início dos trabalhos visando o Candangão 2025.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Blocos individuais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *