Brasília protagoniza virada eletrizante e segue invicto em casa pelo NBB

Foto: Matheus Maranhão / Brasília Basquete

Por Guilherme Viana

O Brasília Basquete teve mais um confronto pelo Novo Basquete Brasil (NBB) 2024/2025 na noite desta segunda-feira (16) e venceu a equipe do Pato Basquete-PR. Em partida realizada na Arena BRB Nilson Nelson, os brasilienses triunfaram por 98 x 94, com uma virada avassaladora, aumentando sua invencibilidade em seus domínios (cinco vitórias em cinco jogos na capital federal).

As duas equipes vivem momentos muito diferentes. Enquanto o Pato está na parte de baixo da tabela, agora com 20 pontos, somando somente cinco vitórias em 15 jogos, o ET está na terceira colocação, com mais que o dobro de êxitos: 11 triunfos em 15 duelos, acumulando 26 pontos no total e cada vez mais perto do segundo colocado o Flamengo-RJ. Além disso, a equipe candanga já garantiu vaga na Copa Super 8, que reúne os oito melhores colocados do primeiro turno.

Como foi o jogo

No primeiro período, o Pato começou melhor. Logo no início o técnico do Brasília, Dedé Barbosa, pediu desafio técnico, em um lance de contra-ataque da sua equipe, onde o árbitro interpretou um toque no rosto do jogador do ET, como uma falta antiesportiva. O fato foi o suficiente para esquentar o embate. Faltando cinco minutos para o fim do quarto, o Brasília acordou e conseguiu terminar com apenas um ponto de diferença em relação aos adversários no placar: 21 x 22.

Mas, demonstrando pouco do que vem produzindo durante o atual NBB, o Brasília terminou errou em diversos lances, não esteve bem nos rebotes ofensivos e defensivos e finalizou o segundo quarto atrás novamente. Assim, foi para o intervalo com o peso de ter que buscar seis pontos de diferença no segundo tempo. Em contrapartida, os paranaenses conseguiram impor melhor a estratégia de jogo, desde o início.

O terceiro quarto começou mais morno que os anteriores. Entretanto, os últimos minutos foram frenéticos com tocos e excelentes chutes de três pontos de ambos os lados da quadra. A equipe de Pato Branco-PR, que conseguiu abrir uma vantagem de 13 pontos, desacelerou no fim do período. Com isso o Brasília cresceu e ganha a parcial por 27 x 26, aumentando as esperanças para virar o jogo.

Em um último quarto enérgico e marcado pela estratégia, o Brasília revirou o jogo de cabeça para baixo, conseguindo reverter o placar, como num ato heróico. Em um jogo que foi ficando cada vez mais difícil nos últimos minutos, os candangos mantiveram a calma, a disciplina tática/organizacional e entregou mais uma vitória, que mantém a invencibilidade da equipe em seus domínios.

Destaques da partida em favor do Brasília, o armador americano Cook, com 32 pontos anotados, e o também armador Lucas Lacerda com 24 em sua conta, além de cinco assistências e eleito o craque da partida, conduziram o time comandado por Dedé Barbosa à sua 11ª vitória na atual temporada da maior competição de basquete do país.

O Brasília encara agora o Paulistano-SP, na próxima quarta-feira (18), às 20 horas, também em sua casa, buscando continuar com a série invicta que elevar ainda mais as chances de se classificarem numa melhor colocação aos playoffs.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *