NBB: na série de jogos contra paulistas, Brasília sofre revés para o São Paulo
Após perder a invencibilidade em casa na rodada anterior, no jogo contra o Paulistano-SP, o Brasília Basquete retornou à quadra da Arena BRB Nilson Nelson, na manhã/tarde deste sábado (21), para encarar o São Paulo, pela 11ª jornada do Novo Basquete Brasil (NBB) 2024/2024. Em uma partida marcada pelo equilíbrio, o time da capital paulista foi mais eficiente e bateu os candangos por 83 x 85. O armador Bennett, do time de SP, foi o cestinha do duelo, com 27 pontos em seu favor.
O time comandado pelo técnico Dedé Barbosa foi para o jogo com a 3ª colocação na tabela de classificação com o seguinte quinteto: Pedro Mendonça, Lucas Lacerda, Rodrigues, Nesbitt e Von Haydin. Já a equipe do treinador Jorge Guerra (Guerrinha) chegou para o duelo com Bennett, Fischer, Paulo Lourenço, Faverani e Miller.
Com o cenário montado, o Brasília já iniciou o confronto com uma boa oportunidade nas mãos do ala Von Haydin. Ele sofreu a falta, foi para três arremessos e converteu todos. Mas os paulistas mostraram que não chegaram na capital federal para dar vida fácil aos donos da casa. Comandado pelo armador Fischer, que sozinho anotou oito pontos, o São Paulo venceu o 1º quarto por 23 x 30.
A marcação do Brasília não encaixou e, mesmo com as orientações do técnico Dedé Barbosa, o São Paulo se aproveitou da situação para abrir 13 pontos logo no início do 2º quarto: 23 x 35. Os mandantes arriscaram bastante os arremessos do perímetro, mas a calibragem não estava boa. Assim, os erros foram muitos. Em contrapartida os visitantes acertaram mais de três pontos e fecharam o primeiro tempo à frente por 48 x 57.
Veio o segundo tempo e o ET continuou cometendo os mesmos erros, mas o Tricolor também deixou o ritmo cair. Deste modo, o equilíbrio imperou durante todo o 3º quarto. Porém, na parcial brilhou a estrela do jogador nascido no Distrito Federal, Pedro Mendonça. O ala foi o responsável por seis pontos e ajudou a dar a vantagem do Brasília dentro dos 10 minutos por 21 x 13, diminuindo a vantagem paulista para apenas um (69 x 70). O constante Von Haydin pontuou sete vezes.
Como vem sendo costume nos últimos compromissos do Brasília, o quarto final conteve doses de dramaticidade. A torcida foi fundamental para a reação com o tradicional grito de “defesa” a todo momento. A ação contagiou o time em quadra, que melhorou consideravelmente nos rebotes defensivos. Num lindo lance de três pontos do armador Lucas Lacerda, os brasilienses viraram o placar para 74 x 72. Mas o São Paulo manteve o equilíbrio emocional, fechou o período por 14 x 15 e sacramentou a vitória por 83 x 85.
O resultado deixou o time do DF ainda na terceira colocação dentro da tabela, com 11 vitórias e cinco derrotas. Mas pode até perder posições por conta de outros jogos a serem realizados na rodada. Já o Tricolor subiu para a sétima posição, com nove triunfos e seis revezes na competição.
O Brasília Basquete continua seu “mini Campeonato Paulista” dentro do NBB 2024/2025 no dia 27/12, após a pausa para o Natal, às 20 horas, contra o Sesi Franca-SP. O confronto está marcado novamente para a Arena BRB Nilson Nelson. O São Paulo ainda tem trabalho antes das festas natalinas, contra o KTO Minas-MG, em 23/12, às 19h30, na Arena UniBH, em Belo Horizonte-MG.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.