Brasília vence o Bauru e fecha o ano no Top 3 do NBB
Fechando uma sequência de cinco jogos em casa, o Brasília Basquete recebeu, na manhã deste domingo (29), o Bauru Basket para mais uma partida do Novo Basquete Brasil (NBB) na Arena Nilson Nelson. Na última disputa do ano, o time da capital federal derrotou a equipe paulista por 77 a 67.
O jogo entre Brasília e Bauru foi marcado pelo equilíbrio. Porém, o melhor desempenho na parte final do primeiro e do quarto períodos garantiram a 13ª vitória dos “alienígenas” em 19 partidas. O resultado mantém a equipe comandada por Dedé Barbosa na 3ª posição da tabela de classificação.
O líder do NBB 2024-2025 é o KTO Minas, que derrotou o SESI Franca (4º) nesta manhã, com 17 vitórias. O více-lider Flamengo derrotou o Mogi e chegou a 15 triunfos. O Bauru Basket permanece na 9ª posição.
O jogo
A partida começou com as duas equipes tendo um baixo aproveitamento nos arremessos, especialmente nas tentativas do perímetro. Em uma disputa equilibrada, Lucas Lacerda converteu duas bolas seguidas de três pontos na metade do primeiro quarto colocando o time da casa em vantagem.
O Bauru tentou igualar, mas Nesbitt e Pedro também acertaram arremessos longos, já no minuto final do período, aumentando a diferença de pontos para 8 a favor do Brasília o parcial de 26 a 18.
O segundo quarto começou muito bom para os donos da casa, que marcaram 7 pontos seguidos aumentando a vantagem “alienígena” para 15. A equipe paulista reagiu, igualou as forças e, com mais 18 pontos para cada lado neste período, o jogo foi para o intervalo com o Brasília à frente, vencendo por 44 a 36.
Após o intervalo o Brasília Basquete voltou a se mostrar melhor no início do terceiro quarto. Porém, logo o Bauru mostrou que ainda tinha forças para lutar pela vitória e a diferença que havia chegado a 12 pontos voltou a cair para apenas 4 (51 a 47).
A pressão paulista fez o time da capital federal retomar o domínio da partida. Com Lucas nos lances livres e Nesbitt no perímetro, o ET retomou a boa pontaria aumentando mais uma vez a diferença no placar, o que fez o técnico de Bauru parar o jogo.
Em mais um período equilibrado (18 a 20), o time visitante seguia vivo no jogo e a diferença para o início do quarto final era de apenas seis pontos a favor do Brasília (62 a 56).
Os minutos finais de partida começaram com equilíbrio e as duas equipes se alternando na marcação de pontos. Perto da metade do quarto, no entanto, o Brasília voltou a ser melhor, converteu cestas em sequências e voltou a liderar por 11 pontos (74 x 63). Coube ao time da casa administrar a vantagem até o fim para confirmar a última do vitória do ano.
Lucas Lacerda foi mais uma vez o cestinha do jogo, anotando 20 pontos. Quem também contribui bem foi o americano Anton Cook, com 19. Liderando as estísticas do time em rebotes (7) e assistências (6), Pedro também foi destaque no jogo.
O Brasília Basquete volta a jogar em janeiro para uma sequencia de duas partidas fora de casa. No dia 11/01 (sábado), o ET vai a São José do Campos-SP para enfrentar o time local às 18h. Na segunda-feira (13), o adversário será o Mogi Basquete, em Mogi das Cruzes-SP, às 20h.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.